28 outubro 2019

Panaque bathyphilus


Este lindo Pleco encontrado na região da Amazônia brasileira é mais um que encanta qualquer aquarista entusiasta da espécie, pacifico com outras espécies, mas territorial com outros Panaque, deve habitar em aquários de grande porte, já que atinge uns 40cm de comprimento.

Na natureza, habita em locais de correnteza onde fica preso com sua poderosa boca nas rochas e troncos, o aquário deve ter bastante tocas para que o animal se sinta à vontade, coloque troncos também pois o peixe retira da madeira nutrientes importantes para ele.

As condições do ambiente devem ter PH 6.0 a 7.0, DH 2 a 12°, temperatura entre 21º a 24º C, substrato de areia fina sem a presença de pedras cortantes para não ferir o peixe.

Ofereça alimentos frescos sempre que possível, como pedaços de carne ou tubifex, alimentos em gel especial para peixes de fundo, algumas frutas e legumes também são apreciados pelo animal.

O Panaque bathyphilus L090 é uma espécie que não costuma aparecer com frequência nas lojas de aquário, é um peixe que vive em áreas escuras e profundas do rio Maranon e médio Solimões, por isso o aquário deve ter iluminação fraca e como já foi dito acima, bastante esconderijos, o peixe não possui a proteção nos olhos que é comum em alguns Plecos, por isto é importante observar a questão da iluminação.

Na natureza é encontrado dois tipos de P. bathyphilus um pigmentado e outro sem nenhuma pigmentação, isto devido ao habitat do peixe, alguns são encontrados em locais onde a luz penetra, já outros são encontrados em locais profundos onde não chega a luz do sol e assim não é necessário a pigmentação na pele.

O peixe também tem um grande filamento na cauda, que é uma adaptação importante para o animal, pois através dele o peixe consegue sentir os objetos ao seu redor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário