15 outubro 2019

Lithoxus sp - L52


O mundo dos Plecos possui espécies lindas e com aparência bem exótica, encontrados praticamente em todo o Brasil e vizinhos eles possuem grande poder de atração e existem aquaristas no mundo todo que se dedicam a criar e reproduzir estes belíssimos peixes.

O Lithoxus sp é uma espécie rara e dificilmente é encontrada nas lojas de aquarismo, atinge cerca de 12cm de comprimento e é encontrado na bacia do rio Orinoco na Venezuela.

O aquário para o peixe deve conter troncos e raízes formando grutas para que a espécie se sinta mais protegida, já que gosta de ficar escondido durante o dia, a iluminação do aquário deve ser moderada, PH 5.8 a 6.8 e temperatura de 24ºC a 27ºC.

É indispensável a troca parcial da água do aquário para evitar o acumulo de compostos nitrogenados que podem afetar a saúde do animal.

Para os amantes dos Plecos é uma espécie que não pode faltar, sua alimentação deve ser efetuada com alimentos próprios para peixes do tipo, como vegetais, larvas de inseto, etc.

A reprodução é desconhecida, alguns criadores relatam que o peixe cria cavernas onde deposita seus ovos que podem chegar a uns 120 ovos, que eclodem em cerca de 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário