30 junho 2019

Doenças das Cryptocorynes.


A podridão das criptocorines é muito conhecida e temida por quem cultiva estas magnificas plantas, infelizmente sabe-se pouco sobre o porque deste fenômeno que afeta estas plantas.


Geralmente a causa ligada a isto pode ser traumas durante o replantio, quando a planta sai de um ambiente estabilizado e entra em outro, mudança de iluminação, alto conteúdo de nitratos, mudanças bruscas no PH, DH, etc.

A podridão atingirá as folhas e chegará até o rizoma da planta, a recuperação pode levar vários dias ou até ser fatal, ocasionando a perda da planta.

Mas como evitar isto? Você deve observar com rigor as necessidades das condições físico/químicos da água, para que a planta não sinta a mudança de forma tão brusca.

Também deve retirar todas as folhas e raízes que apresentarem algum sintoma de podridão nas plantas recém adquiridas para evitar que atinja as folhas saudáveis, procure também fazer uma TPA regularmente e sempre observando os parâmetros físicos da água nova.

Existe no mercado um produto desenvolvido para evitar este problema que é o Stellacoryn®, ele é um produto que cuida das criptocorines e deve ser adicionado nas trocas parciais para controlar a doença e evitar sua propagação.

Existe também um parasita que danifica seriamente as plantas, ele é o Organothrips baudenii, este inseto deposita seus ovos dentro do caule das folhas através de um furo, lá as larvas se desenvolvem e irão danificar a planta de tal forma que você poderá perde-la em pouco tempo.

Geralmente o controle e eliminação desta praga é difícil, sendo que muitos optam por descartar a planta doente, o que dependendo da espécie que você adquiriu é uma perda muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário