20 junho 2018

Killifishes


Você já ouviu falar dos Killifishes? Mas o que é isto? Sua tradução vem do Holandês e significa peixe de riacho, o termo Killifish é usado para designar alguns peixes que na natureza são encontrados em lagos temporários ou poças, como estas que se formam com a chuva e em alguns meses secam e desaparecem.

Alguns possuem cores exuberantes, outros são mais comuns, geralmente possuem uma expectativa de vida de um ano, isto na natureza, devido ao ambiente em que são encontrados, existem espécies que vive menos de três meses! Há noticias que algumas espécies até podem viver fora d’agua por até dois meses!

Mas como eles se reproduzem em tão pouco tempo de vida? Como possuem um ciclo de vida muito rápido eles atingem a maturidade sexual em poucos meses e fazem sua desova depositando seus ovos no fundo dos lagos ou poças, seus ovos são especiais, pois possuem a capacidade de permanecerem em estado letárgico durante o período de seca voltando a vida assim que as chuvas voltarem e as poças encherem novamente, continuando assim o ciclo da vida.

Estes lindos peixinhos pertencem a ordem dos cyprinodontídeos que reúne uma infinidade de gêneros e espécies espalhadas pelo mundo, habitando em locais com pouca oxigenação, estes peixes são divididos em três grupos, os anuais, não anuais e semi-anuais.

Os anuais têm uma característica especial, eles vivem em poças e charcos temporários que secam durante o período de estiagem, assim os ovos só eclodem no próximo período de chuvas, permanecendo até lá em estado dormente ou em diapausa que é o nome dado a este mecanismo reprodutivo.

Os conhecidos como não anuais, são aqueles que vivem em pequenos riachos de água corrente, como igarapés, riachos e outros, não possuem a mesma forma de reprodução dos anuais, desta forma seus ovos não passam pelo processo da diapausa.

Em nosso continente as principais espécies de Killifish não anual são os Rivulus, Jordanella, Kryptolebias, etc.
Os semi-anuais são peixes que estão no meio termo do processo evolutivo, geralmente depositam seus ovos em raízes ou musgos e também podem faze-lo no substrato.

Os killifishes não são indicados para aquaristas iniciantes, pois demandam um cuidado mais apurado, raramente se adaptam com comida industrializada, preferindo alimentos vivos.

Seu Habitat natural encontra-se em grande perigo, devido o avanço da agricultura, especulação imobiliária, contaminação do solo, etc. por isto é muito importante que o aquarista conheça bem a espécie que está criando, já que muitos estão na lista de ameaçados de extinção devido a destruição causada em seu habitat natural.

Estas espécies são indicadas para um aquarista que queira se aprofundar no mundo dos Killifishes:
Não anuais – Epiplatys dagetti, Aphyosemion australe ou A. striattum.
Semi anual – Fundulopanchax gardneri.
Anual – Nothobranchius guentheri, Autrolebias nigripinnis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário