06 abril 2018

Como escolher um substrato fértil?


Quem possui aquário plantado sabe que para manter a beleza do aquário em toda sua plenitude é necessário a união de diversos fatores, CO², movimentação da água, PH, DH, iluminação, suplementação, etc, etc.

Dentro destes fatores temos um que é super importante e muitas vezes negligenciado pelos aquaristas, o substrato.

O substrato é sem duvida a parte essencial na montagem de um aquário e talvez o maior responsável pelo sucesso do mesmo, nele as plantas encontrarão os nutrientes, fixarão suas raízes, a vida biológica se desenvolverá e o aquarista poderá usufruir da beleza que a vida aquática irá lhe proporcionar.

A escolha de um bom substrato fértil hoje em dia está muito mais fácil se compararmos a anos atrás, hoje existe no mercado diversas marcas que desenvolveram produtos com todos os elementos necessários para o bom desenvolvimento das plantas.

Temos uma grande variedade de materiais importados e também produtos nacionais de excelente qualidade, que podem atender com sucesso o aquarista mais exigente.

Infelizmente muitos fazem sua escolha apartir do preço do produto, o que é válido já que a coisa não anda fácil pra ninguém, porem, cabe ressaltar que as vezes o produto barato não terá a mesma qualidade, durabilidade e eficiência de um produto que foi desenvolvido com tecnologia e pesquisa voltada para garantir o melhor rendimento do mesmo.

Mais qual é o substrato ideal? Você deve estar se perguntando, bem hoje a escolha irá depender mais do quanto você está disposto a gastar, no mercado temos excelentes marcas como os Nacionais da Mbreda e os importados da Sera, ADA, JBL, Prodac, etc.

Ainda existem aqueles substratos com húmus de minhoca e laterita que também dão excelentes resultados e possui um custo/beneficio atraente, porem estes necessitam de uma camada inerte eficiente para que não haja liberação de nutrientes em excesso na coluna d’agua e consequentemente o aparecimento de algas em abundancia.

Em relação à durabilidade, o substrato geralmente dura de 2 a 4 anos dependendo da marca, após este período o mesmo começa a perder suas propriedades e as plantas não encontrarão mais nele seus nutrientes, sendo necessária a troca ou a adição de suplementos em pastilhas.

O aquarista ao fazer a escolha de um substrato deve tem em mente as plantas que ele irá ter em seu aquário, se você for cultivar apenas plantas low tech, não será necessário um substrato fértil, mas se você pretende cultivar um aquário no estilo Holandês, Nature, etc, aí sim será necessário um substrato fértil e adição de nutrientes suplementares para suprir todas as necessidades das plantas que serão muitas.

Porem não esqueça que para obter um belo aquário plantado, outros fatores devem estar combinados para que o sucesso não seja apenas parcial e que você possa desfrutar de toda exuberância de um belo aquário plantado, boa sorte!

Um comentário: