15 novembro 2017

Rasbora Galaxy

Conhecida como Dânio celestial ou Rasbora galaxy, este peixinho é realmente “divino”, maravilhoso, belíssimo, encantador, etc, etc e etc, com cores incríveis, pacífico e tamanho pequeno ele encanta qualquer pessoa que o vê pela primeira vez.

Descoberto em 2006 ele logo se tornou a sensação do aquarismo plantado devido sua extrema beleza, com manchas marcantes iridescentes de cor laranja, possui o corpo azul metálico que cria um contraste incrível, suas nadadeiras são translucidas com as pontas laranjas e uma pequena faixa preto-azulado.

O Celestichthys margaritatus é um peixe de fácil manutenção, pacifico, onívoro e gosta de aquários densamente plantados com temperatura de 22ºC a 26ºC, PH 6-5 a 7-5 e KH de 8-12, é encontrado na Índia e pertence a família Cyprinidae que reúne alguns dos mais belos peixes de água doce.

Deve ser mantido em cardumes de no mínimo 10 peixes, e você se surpreenderá ao ver tamanha beleza reunida, o aquário deve ter rochas e troncos criando um ambiente agradável para o peixe e muitas plantas.

Pode ser criado juntamente com outros peixes de pequeno porte como nossos Tetras e outros, o macho da espécie possui a coloração mais brilhante e um corpo mais longilíneo, já a fêmea é mais arredondada e um pouco mais pálida em relação ao macho, é comum ver os machos duelando com suas nadadeiras abertas e as cores brilhantes em evidencia, nadando lado a lado em uma dança sincronizada.

Sua reprodução em cativeiro é fácil e muitos aquaristas já conseguiram realiza-las com grande sucesso, sabe-se que as fêmeas colocam cerca de 30 ovos, que são dispersados pelo aquário, sendo necessário a remoção dos pais logo após a postura para evitar a predação.

Você pode colocar no aquário de reprodução um pote com musgos onde os peixes depositarão seus ovos e assim dificultará a predação, após três dias os ovos eclodirão, os filhotes nascem escuros e com o passar dos dias vão adquirindo a cor característica, devem ser alimentados com infusórios e náuplios de artêmias.

Infelizmente ainda é pouco encontrado nas lojas brasileiras e quando vistos possuem um preço elevado, mais vale a pena obter esta espécie para embelezar ainda mais seu aquário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário