16 julho 2016

Aspidoras Pauciradiatus

Conhecida como falsa coridora, este lindo peixe é na verdade um gênero diferente que foi descrito em meados dos anos 70, este peixe possui duas aberturas no topo da cabeça enquanto as verdadeiras coridoras possuem apenas uma abertura, elas ainda tem seis raios na barbatana dorsal enquanto as demais possuem sete.

É encontrado na Bacia do Araguaia onde vive em águas movimentadas, atingindo cerca de 4 cm quando adultos necessita de alguns cuidados especiais para viver em cativeiro, é um peixe muito delicado em relação a alterações de PH, por isto você deve mante-lo entre 6,0 a 7,2.

Seu ambiente deve conter folhas secas e troncos que ajudarão a acidificar a água, deve-se cuidar da oxigenação do aquário e manter a temperatura entre os 24 a 27ºC, DH entre 2 e 12 dh.

É pacífico e gosta de viver em pequenos cardumes, fuçando o fundo do aquário em busca de alimentos, por isso tenha cuidado com o tipo de substrato que você utiliza, evite pedras pontiagudas que poderão ferir o peixe.

São onívoros, aceitam desde alimentos vivos a rações para peixes de fundo, são peixes ideais para viver em companhia de tetras, acarás e outros peixes de porte pequeno.

As fêmeas são maiores e mais roliças em relação aos machos, sua reprodução raramente acontece em aquários, isto devido as circunstancias especiais que o ambiente necessita, o que dificilmente ocorrem em cativeiro, mas alguns especialistas dizem que após a postura dos ovos, os mesmos eclodirão em até 5 dias.

Os filhotes podem ser alimentados com náuplios de artêmias, microvermes e outros alimentos para filhotes, os peixes como todas as coridoras são intolerantes ao sal e qualquer produto químico presente na água, por isto tenha muito cuidado quando for fazer a manutenção do aquário para que não contamine o ambiente da espécie.





2 comentários:

  1. Olá marcos venho acompanhando seu blog a muito tempo e sempre revejo suas matérias... Que por sinal são ótimas... Eu tenho um aquário de 100L e vou fazer algumas mudanças nele.. Será que você como um bom entendedor de aquarismo não poderia me ajudar com algumas dúvidas de alguma maneira ? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, ficarei muito feliz em poder te ajudar.

    ResponderExcluir