02 julho 2016

Gymnorhamphichthys rondoni

Este peixe de aparência exótica é mais um dos surpreendentes animais encontrados na bacia Amazônica, uma região ainda cheia de mistérios e animais surpreendentes.

Pertencente a família Rhamphichthyidae este peixe possui um corpo alongado, bico estreito parecendo com uma tromba e cauda longa e fina, a nadadeira ventral vai da cabeça a cauda, o dorso é liso.

Sua coloração é acinzentada com uma faixa escura percorrendo todo o corpo, gosta de viver em ambientes com tocas e rochas onde possa se esconder nas reentrâncias das mesma, por isto é importante que o aquário ofereça estas condições.

O substrato ideal deve ser formado principalmente por areia já que na natureza o peixe gosta de ficar enterrado nela, mas caso você prefira um substrato mais grosso, opte por pedras sem pontas para que não machuque a boca do animal criando com isto condições para infecções e consequentemente a entrada de parasitas.

Sua alimentação deve consistir em pequenos vermes, como dáfnias, túbifex e náuplios de artêmias, é um peixe de hábitos noturnos, que durante o dia gosta de ficar escondido, por isto não se preocupe ao não encontra-lo no aquário, você o verá em atividade ao cair da tarde.

Sua reprodução é desconhecida, assim como a diferença entre machos e fêmeas, como todo peixe amazônico a água deve ter temperatura entre os 26º a 28ºC, PH de 6,6 a 6,8. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário