15 março 2016

Taeniacara candidi - Torpedinho

Este lindo ciclídeo da subfamília Geophaginae é originário do Brasil, mais precisamente da rica região Amazônica, encontrado no rio Negro e afluentes do Tapajós, ele atinge cerca de 2,5cm para machos e as fêmeas cerca de 2cm.  

Para manter o Taeniacara candidi ou torpedinho como também é conhecido, você deve ter um aquário com algumas plantas e muitos esconderijos, rochas ou troncos são esconderijos ideais, o peixe prefere temperaturas entre os 27 a 30ºC, PH ácido (4.5 a 5.8), ou seja, você deverá escolher bem as espécies que lhe farão companhia, já que algumas não suportarão um PH neste nível.

Este peixe pode a principio não aceitar comidas industrializadas, o ideal é mesclar entre alimentos vivos e industrializados, ofereça artêmias vivas ou congelas, túbifex, dáfnias entre outros.

São peixes territoriais que demarcam seu espaço e o defendem ferozmente, por isso o recomendado é que o aquário tenha de 70 litros ou mais, muitos abrigos e peixes de temperamento semelhante,evite muitos machos no mesmo aquário, pois poderão brigar até a morte.

Os machos são maiores e mais coloridos que as fêmeas, sua reprodução em aquários é muito difícil de ocorrer, devido às condições especiais da água que nos aquários nunca ficará igual a da natureza.

A fêmea age como as outras da família, protegendo os ovos com agressividade e determinação, não se sabe muito sobre seus hábitos e como é o desenvolvimento das crias.


O gênero Taeniacara ainda está sob estudo, este peixe já foi denominado como Apistograma weisei e pode ocorrer de que seja classificado novamente como do gênero Apistograma.

Esta aí mais um belo peixe encontrado em nosso país e que pode habitar seu aquário.

* Imagens obtidas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário