22 janeiro 2015

A Importância das Plantas Aquáticas


Um aquário plantado tem uma beleza ímpar, é impossível ficar indiferente frente um aquário cheio de plantas das mais variadas cores e formas e com belos peixes coloridos, além disso, um aquário plantado possui uma vida espetacular que fascina qualquer observador.

As plantas possuem um papel muito importante no aquário, além de servirem de proteção, elas também melhoram a qualidade da água e desta forma auxiliam para que os peixes tenham um desenvolvimento mais saudável.

As plantas são ótimas consumidoras das substâncias tóxicas que são produzidas pelos peixes, transformando-as em alimentos e assim contribuindo para a melhoria da qualidade da água em nossos aquários, outro fator superimportante é o processo de fotossíntese, onde o CO² é transformado em oxigênio que por sua vez é consumido pelos peixes.

As raízes das plantas ao penetrarem no substrato, levam até ele o oxigênio o que beneficia as bactérias benéficas que vivem ali, sabemos que algumas plantas têm alto poder de filtragem, como a Ceratophyllum demersum que tem a capacidade de clarear a água em poucos minutos o que nos auxilia muito.

Quando as plantas estão bem adaptadas no aquário, elas podem florescer facilmente aumentando ainda mais a beleza no ambiente, hoje com a tecnologia mais acessível a nós, podemos manter as plantas saudáveis e por muito tempo em nossos aquários.

Com a popularização dos Kits de CO², luminárias e fertilizantes o aquarista podem obter resultados incríveis em suas montagens, além disso, com a introdução das plantas de baixa manutenção qualquer aquarista pode ter um belo plantado em sua sala de estar e desfrutar da beleza destas incríveis e magnificas companheiras dos peixes em nossos aquários.


Um aquário plantado requer mais cuidados já que variações bruscas ou falta de CO², iluminação deficiente, falta de nutrientes, etc. podem causar danos irreparáveis às mesmas e até causar a perda das plantas, por isso fique atento para não perder aquele belo e raro exemplar de Cryptocoryne que você cultivou com tanto carinho e dedicação.   

Um comentário: