Pesquisando na web podemos ver diversos aquários com troncos belíssimos, cheios de ramificações, formatos variados, etc. muitos destes troncos são de resina, já que na Europa, Japão e EUA o custo deste tipo de material é bem mais em conta do que aqui no Brasil, e também por uma questão ambiental eles dão prioridades aos materiais feitos de resinas.
Lá é possível ver desde corais marinhos de resina, a rochas, troncos, entre outros materiais.
Como o custo aqui no Brasil é muito alto, e temos um ambiente rico em raízes e troncos, muitos aquaristas usam troncos naturais como das aroeiras, que infelizmente estão em risco de extinção.
Por este motivo, alguns aquaristas pesquisaram e perceberam que outras variedades de arvores também podem ser utilizadas em nossos aquários sem provocar danos aos peixes e plantas.
Uma delas é a goiabeira, que tem belas ramificações e que após ser tratada pode ser colocada no aquário, mas para que o tronco desta arvore possa ser utilizado é necessário que o mesmo esteja bem seco, deixe-o por alguns dias no sol, depois trate-o para que o mesmo não solte mais o tanino que amarela a água.
Após este período, coloque-o no aquário e observe se tudo está de acordo, fique atento pois como o tronco da goiabeira é mais fino ele irá se deteriorar com mais rapidez.