22 setembro 2011

As Lojas e os Lojistas


Realizei uma pesquisa informal sobre a qualidade no atendimento e também dos aquários e peixes nas lojas de aquarismo e naquelas que alem de peixes também vendem produtos de Pet Shop.

Nesta pesquisa observei as condições dos aquários e dos peixes ali presentes, observei o conhecimento do lojista e demais atendentes sobre os peixes, remédios e plantas, pude perceber que nas lojas de produto misto o conhecimento é bem pequeno ou quase nenhum.

Talvez pela busca do lucro rápido ou a ideia de que vendendo um peixinho doente ou em mal estado o cliente voltará novamente e gastará de novo, eles não se preocupam em buscar conhecimento.



É incrível como muitos não se importam com os pequenos animais, é mais fácil você ver alguém se preocupando com um elefante do que com um paulistinha, a ideia de tamanho prevalece e desprezamos um outro ser vivo que também necessita de cuidados.


Durante a pesquisa percorri um total de 22 locais entre lojas especializas e lojas de Pet Shop, nas lojas especializadas o atendimento e qualidade dos aquários foi considerado bom ou ótimo, embora algumas lojas tenham baterias superlotadas de peixes, plantas mortas ou em péssimas condições e alguns aquários sujos.


Os funcionários em sua grande maioria sabia muito bem sobre os peixes, plantas, remédios, etc. o atendimento também foi muito bem realizado em todas as lojas que pesquisei.


Nas lojas de Pet Shop a coisa mudou drasticamente, a maioria tinha aquários IMUNDOS, peixes mortos, doentes, sujeira, sujeira e sujeira. Perguntei a um lojista em uma loja em situada em um mercado municipal se podia criar Kinguio e Barbo Sumatrano juntos e o cara disse que sim!! perguntei ainda sobre PH, DH e na maioria das lojas ninguém sabia o que era!


Pude perceber que o barato as vezes sai muito caro, por isto tenha muito cuidado com o estabelecimento onde você adquire seus peixes, procure pesquisar, faça perguntas ao lojista e veja a firmeza dele nas respostas e não compre gato por lebre.




09 setembro 2011

Como obter lindas Plantas?

Qual é o segredo das plantas em nosso aquário? Como obter aquele belo aquário com plantas lindas e saudáveis? Antes de tudo vou te perguntar algo, você conhece as suas plantas? qual é o critério que você utiliza quando vai adquirir plantas para seu aquário? será que todas as plantas que você tem são compatíveis entre si? todas elas necessitam de CO², muita iluminação e substrato fértil?


Muitos aquaristas não prestam atenção a estes detalhes e misturam plantas de diversas características, então se deparam com problemas e ás vezes não sabem o que fazer, ai acabam gastando dinheiro e tempo de forma inútil.


Antes de começar a montar seu plantado, pesquise as espécies de plantas que você deseja obter, veja a compatibilidade entre elas, isto é muito importante já que lhe dará a oportunidade de direcionar seus equipamentos para atende-las sem correr o risco de iluminar em demasia uma espécie que não necessita de muita iluminação ou deixar-la com pouca iluminação.


Em relação ao substrato nem todas as plantas são exigentes, existem aquelas que se adaptam muito bem em substratos pobres, já outras necessitam de substrato rico e adição de nutrientes e outros cuidados, vamos ver uma relação de plantas que não são muitos exigentes em relação ao substrato:



  • Microsoriun Pteropus - Esta planta não deve ser enterrada no solo, por este motivo não é necessário se preocupar com substrato rico, ela deve ser amarrada no tronco ou nas rochas, também não é exigente em relação ao CO²;


  • Cryptocorine Wendtii - Se adapta muito bem em solo comum;


  • Ceratophyllum Demersum;


  • Hygrophila Difformis e H. Polysperma;


  • Ceratopteris Thalictroides e outras.

Estas plantas formam uma linda variedade com folhas de diversas tonalidades de verde, a Microsoriun forma uma linda moita no aquário e tende a impedir a passagem de luz para as plantas localizadas abaixo dela, por este motivo ela não serve para ser colocada sobre plantas que necessitam de muita luz.


Todas as plantas necessitam de nutrientes, algumas apenas tendo-os disponível na água, outras necessitam deles no solo para suas raízes. As plantas usam o dióxido de carbono, amônia e os nitratos como fertilizantes, por este motivo os resíduos produzidos pelos peixes serve como adubo, porem não deve existir no aquário excesso destes detritos para não contaminar a agua e ocasionar o surgimento de algas.


A qualidade da agua também faz muita diferença na hora de ajudar no desenvolvimento das plantas, algumas espécies preferem agua dura, mas necessitam também de alguns minerais tais como Cálcio e Magnésio que afetam a dureza da agua.


Faça uma lista das espécies que deseja e pesquise, veja se você deve investir mais em equipamentos como cilindros de CO² ou na iluminação, as vezes o investimento realizado em certo equipamentos era até desnecessário e sem pesquisa você poderá gastar um dinheiro que poderia ser investido em outra coisa.


Pesquise e Boa Sorte!