05 abril 2011

Hora da Mudança? como transportar o aquário?

Mudar de casa pode ser uma tremenda dor de cabeças, principalmente se tivermos um aquário bem estabilizado, bonito e com todos os parâmetros funcionando perfeitamente.

Saiba que para realizar o desmonte do aquário, devemos preparar todo o material necessário com antecedência, principalmente o local de transporte dos peixes, o ideal seria transportar separadamente cada espécie independente do tamanho, evite transportar os cascudos, junto com outros peixes, Os discos requerem um tratamento especial, devido ao seu tamanho e sensibilidade.
A quantidade de ar é mais importante que a quantidade de água no recipiente de transporte dos peixes, porque os peixes estressados tende a consumir mais oxigênio o que pode acarretar na queda do PH da água de transporte.

Se sua viagem for de mais de duas horas, é importante introduzir um pouco de oxigênio nas bolsas de transporte, os peixes menores aguentam melhor o transporte do que os peixes maiores. Transportá-los no escuro ajuda no combate ao estresse da viagem, para grandes distâncias utilize caixas de polietileno, isto evitará que a temperatura mude de forma brusca o que é muito importante para os peixes.

O transporte das plantas é mais simples, enrole-as em jornal umedecido para que não se deteriorem, coloque-as dentro de um saco plástico com um pouco de água e pronto.

Evite alimentar os peixes nas 24 horas que antecedem a mudança, isto ajudará na limpeza da água evitando a contaminação com as fezes dos animais.

A captura dos peixes deve ser realizada o mais rápido possível, evitando o stress e o desgaste do animal.

Quando você desmontar o aquário coloque o filtro interno, se você utilizar, dentro de um recipiente com a água do próprio aquário, isto evita que as bactérias benéficas que vivem nele moram.

Se for possível, evite remover o substrato do seu aquário, tente transportar com um pouco de água cobrindo-o, porem tenha cuidado para não danificar seu aquário devido ao peso.

Se for possível aproveitar um pouco da água que estava no aquário, ótimo, mas caso não seja viável não tem problema, após escolher o local onde ficará seu aquário, monte-o de acordo com seu gosto e após enche-lo faça todos os testes necessários, após alguns dias introduza os peixes.

A introdução dos peixes e outros animais devem ocorrer no mesmo dia, com as mesmas condições de temperatura, iluminação, etc. antes faça todos os testes necessários tais como medição de PH, DH, etc.

Seguindo estes procedimentos básicos com certeza você não terá perdas com seus peixes e plantas, logo seu aquário estará exuberante como antes.

Boa Sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário