As plantas empregam este ferro absolvido como catalisador no processo fotossintético, sendo empregado para o consumo de nitrogénio e nos processos respiratórios. A falta deste elemento produzirá uma mudança na cor da planta, passando de verde para uma cor amarelada.
Esta Falta de ferro e este aspecto caracteristico se denomina "Clerosis". Espécies de plantas de rápido crescimento são muito afetadas por este problema, plantas como as Vallisnérias, Sagitárias e Elodeas.
Os animais também requerem um pouco de ferro sendo que o elemento é assimilado através do consumo de vegetais em maior ou menor quantidade.
O ferro é empregado sobre tudo na circulação sanguínea do animal, o que lhe dará capacidade de transportar oxigênio para as diferentes células. Os peixes mantidos em aquário e que não recebem um suplemento de ferro terão problemas de saúde, por este motivo se faz necessário o aporte deste elemento.
Entre os problemas que os peixes podem apresentar temos a perda das defesas contra agentes infecciosos. Se a falta de ferro é perigosa, o excesso também é fatal, grandes quantidades do produto produz problema nas vias respiratórias dos peixes.
Concentrações entre 0,5 e 1 MG/Litro é o indicado, concentrações superiores a 2 MG/Litros é tóxico para a maioria dos peixes e plantas, no mercado existe testes que indicam o nível do ferro na agua.
Para combater a falta de ferro, existe no mercado suplementos que podem ser adicionados à água do aquário, também o emprego de substratos enriquecidos é muito benéfico para as plantas, já que elas poderão assimila-lo pelas raízes.
Devemos prestar atenção nas plantas para saber a saúde e o equilíbrio de nosso aquário, para assim agirmos de forma corretiva e evitarmos perdas maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário