Segundo alguns aquaristas, se colocada em excesso a mesma pode ter o efeito reverso, ou seja, irá matar as plantas devido às altas concentrações de ferro e alumínio o que a tornará tóxica para as plantas.
Nas lojas especializadas de aquarismo, podemos encontrar diversos tipos de laterita, sendo que a mais cara e também mais confiável são as mais avermelhadas.
Ela deve ser aplicada abaixo do substrato principal, alguns aquaristas aplicam a laterita misturada com outro substrato e depois cobre com areia fina.
Ao adquirir a laterita lave-a para retirar o excesso de poeira e outras partículas indesejáveis, pode acontecer que ao ser colocado no aquário a mesma venha a turvar a água do mesmo, para resolver isto use um bom filtro para que todas as partículas sejam sugadas e não se depositem sobre as plantas sufocando-as ou impedindo a troca de gases.
Geralmente ela não interfere muito no PH, procure manter seu KH acima de 5 para que o PH fique estável.
Faça trocas parciais para evitar o surgimento de algas em demasia, pois como o subsolo estará rico em nutrientes as algas poderão aproveitar para se manifestarem de forma drástica.
Bacana! Obrigado pelas informações.
ResponderExcluir