30 outubro 2010

O Engraçadinho - Hyphessobrycon Flammeus.

Este peixe originário do estado do Rio de Janeiro é bastante ativo, nada por todo aquário com agilidade e beleza, é super sociável e indicado para viver em grandes cardumes em um aquário plantado.

De fácil criação, não é muito exigente em relação á comida, resistente e com no máximo 5cm de comprimento, este pequeno Caracídeo gosta de temperaturas entre 22 a 26ºC, PH 6,7 e um ambiente com muitas plantas.

O maior problema enfrentado pela espécie na natureza é a poluição de córregos e rios que o está ameaçando de extinção, felizmente muitos aquaristas estão se dedicando a reproduzir esta espécie em cativeiro para garantir a perpetuação da espécie.

As diferenças entre os sexos são bem definidas, a nadadeira pélvica e anal do macho tem as bordas pretas, e ele é bem mais colorido, a fêmea é maior e mais larga.
O ideal é colocar 02 ou 03 casais ou 02 machos para cada fêmea, o aquário deve ter muitas plantas que protegerão os ovos do apetite voraz dos pais.


As fêmeas colocam cerca de 150 ovos que são fecundados imediatamente e incubam por 24 horas, após 03 dias os alevinos já podem ser vistos no aquário. Com mais ou menos 15 dias já poderão ser alimentados com naúplios de artêmia, dáfnias e flocos.
Aqui em SP só consegui encontrar este peixinho uma única vez, e adquiri 05 exemplares que hoje nadam com toda sua beleza por entre as plantas do meu aquário.


O peixinho possui no corpo uma linha longitudinal verde clara, que na maioria das vezes é imperceptível.
Se você tiver a oportunidade de encontrar este peixinho lindo não pense 02 vezes adquira-o, pois vale a pena e você não se arrependerá.

Um comentário:

  1. Quero comprar 03 unidades, moro em Osasco/SP
    CEP 06160-000

    eljasson@gmail.com

    ResponderExcluir