19 setembro 2010

A Água

A parte mais importante do aquário é a água, óbvio! E a qualidade desta água é de suma importância para o sucesso ou fracasso no aquarismo.

Geralmente os aquaristas das grandes cidades utilizam a água da torneira para encher seus aquários, o que implica na necessidade de se utilizar um anti cloro para evitar qualquer problema.
A água do nosso aquário deve ser renovada periodicamente, isto é, através de trocas parciais realizadas em certos períodos, dependendo do tamanho e da quantidade de peixes que você possui.
Nas trocas parciais devemos tomar cuidado em relação à água nova que estará enchendo nossos aquários, já perdi diversos peixes em uma única troca parcial devido ao choque térmico.

A variação de PH e DH também é importante pois as plantas e peixes sentirão as mudanças bruscas e as perdas serão inevitáveis.

Em relação ao cloro, basta cheirar a água para você perceber se há excesso, se ela estiver com cheiro de água sanitária isto indica que há excesso de cloro, então devemos utilizar o anti cloro, ou deixar esta água em repouso por pelo menos 24 horas.

Faça as medições de PH e DH antes e depois das trocas parciais, para você corrigir e chegar ao grau que estava anteriormente.
Observe a cor da água, água prateada, esverdeada, amarelada, é a indicação de algum problema, pode ser excesso de algas, materiais em decomposição etc.

A água para o aquário deve ser inodora, incolor e cristalina, evite água de poço, bica, rios etc, elas não possuem o tratamento adequado e ainda que sejam limpas não são adequadas para o aquário.
A água da torneira é tratada e recebe cuidados especiais que lhe dá total segurança no uso, necessitando apenas das verificações de praxe.

Também podemos utilizar algumas plantas que auxiliam na manutenção da água, são plantas oxigenadoras e que darão ótimos resultados, são elas: Elodeas, Cabomba, Vallisnéria e Potamogeton.
Faça uso também dos filtros, sejam eles internos ou externos, porém verifique sempre a validade e a qualidade do material filtrante.

Se sua água estiver cristalina, isto indica que seu aquário está biologicamente equilibrado. Alguns acessórios como os troncos podem deixar a água amarelada por um tempo, isto é devido a liberação de Tanino que em pequenas quantidades não é prejudicial aos peixes.
Fique sempre de olho, observando a água de seu aquário, o cheiro e a qualquer modificação aja rapidamente.

2 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito do blog de vocês, parabnes e obrigdo pelas palavras sobre o nosso trabalho.
    Criar e cuidar de peixes de aquario é meu hobby.

    Abraço
    Cleisson

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? O que você acha da água da chuva? Apesar de não estar tratada terá as condições necessárias? Espero resposta. Obrigado

    ResponderExcluir