08 setembro 2010

Raia de água doce.

Elas são diferentes de tudo que você já viu em aquarismo, achatadas, com as nadadeiras peitorais bem desenvolvidas, mais parecem pipas.

Nadam de forma graciosa no aquário que deve ser de grandes proporções, oferecendo espaço para que o peixe possa se locomover com facilidade.

Deve-se ter cuidado com a manipulação deste peixe, pois como sabemos as raias são dotadas de ferrões em suas caldas que uma vez atingindo te causará grande dor e sérios problemas inflamatórios.

Na natureza a raia habita nos leitos dos rios, vivendo escondida no substrato e alimentando-se de pequenos crustáceos e moluscos que também vivem no local.

Com uma coloração marrom-claro, fica praticamente invisível no fundo dos rios, no aquário o ideal é ter um substrato formado com areia onde ela poderá esconder-se quando acuada ou para descansar.

O PH ideal é de 6,8 e temperatura entre 25ºC a 29ºC, lembre-se o aquário deve ser amplo e os peixes que podem conviver com elas não devem ter o hábito de mordiscar as nadadeiras alheias, como os Barbos, alguns tetras e outros, também não devem ser muito pequenos para não virar comida.

Não é indicada para aquaristas novatos, já que requer cuidados especiais em relação a alimentação e manejo.

Sua alimentação deve ser formada por tubifex, carne crua raspada e patês em "bolas" ou outra alimentação indicada para peixes de fundo.

No Brasil temos cerca de 30 espécies de Raias, sendo que a maioria é encontrada na região do rio Araguaia e em toda bacia Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário