15 abril 2010

Os Caracóis dos seus Aquários...

Olá amigos, existem diversos tipos de caracóis que podem habitar em nossos aquários, existem aqueles que te deixarão sem cabelos, pois irão acabar com suas plantas, se reproduzir de forma assustadora e encher seu aquário, o que te deixará careca de raiva.
Porem existem aqueles que são até benéficos e que podem viver numa boa em seu aquário, então vamos conhecer melhor estes animais.

Lymnaea Stagnalis – este é muito prejudicial para as plantas, existem nas mais variadas cores e pode se tornar um sério problema em seu aquário, já que devora as plantas sem piedade e se reproduz de forma assustadora, chega a atingir 9mm.




Melanoides Tuberculata – se alimenta de folhas mortas e algas e não prejudica as plantas do aquário, costuma se enterrar no solo do aquário onde depositará suas fezes que adubarão as plantas, se você mantiver em pequeno numero no aquário não haverá problema.
É considerada a espécie mais resistente entro os caracóis, é um animal de hábitos noturnos e gosta de permanecer enterrado durante o dia, sua reprodução é de forma vivípara.


Planorbis – Se alimenta de detritos e algas, e não agride as plantas, sua concha em espiral é albina e podemos ver o sangue do animal em seu interior, é ovíparo e muito prolífico, seus ovos costumam ficar grudados no vidro do aquário e eclodem em até 10 dias.
Os filhotes deste caramujo é muito utilizado para alimentar os peixes, e quando adultos, alguns costumam amassa-los e servir em pedaços aos peixes maiores.
Como toda espécie de caramujo, se não controlarmos bem, eles logo infestarão todo o aquário, e sem comida passarão a se alimentar das plantas.

A prevenção.

Alguns aquaristas utilizam de gotas de vinagre, porem existem no mercado produtos específicos para combater a praga, e até métodos naturais que já postei aqui neste blog (baiacu-anão).

Para eliminar através do processo químico, devemos introduzir venenos que acabarão com tudo, tudo mesmo (peixes, plantas, biologia, caracóis, etc..) descarte este método.

Através do método biológico, introduzindo peixes que se alimentam de caracóis, como o já citado baiacu-anão e outras espécies.

E através do método mecânico que é sifonar o solo do aquário e extrair manualmente cada um, você pode também colocar uma folha de alface presa no solo durante a noite e na manhã poderá observar que a mesma estará cheia de caracóis se banqueteando, ai é só retirar, isto eliminará uma porção de uma só tacada.
Como podemos ver os caracóis podem ser uma boa, ou uma má, muito má mesmo, companhia.

8 comentários:

  1. oi! boa noite mim chamo marcela moro em recife pe no meu banheiro esta aparecendo no chão esses tipos de caramujo o trombeta como faço para destrui-los pois estou muito preocupada pois podem também transmitir a doença como a famosa barriga d agua. eu noto q eles ficam grudados na parede ou no chão.e na cerÂmica algumas tem umas aberturas entre uma e outra.sera que estão vindo dessas aberturas ou do esgoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure nas Pet shop da sua cidade algum medicamento para combater, eu desconheço um método eficiente de combate para caracóis deste tipo, tente lavar o local com cloro para que o mesmo destrua os ovos que possam existir no local.

      Excluir
  2. olá. deixei meu caramujo cair quando fui limpar o aquario e ele quebrou a concha. ele vai morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o dano foi grande, provavelmente ele venha a morrer, se o dano foi pequeno ele pode vir a se recuperar.

      Excluir
  3. meu caro, você trocou as imagens e nomes...o caramujo trombeta (Melanoides tuberculatus) é o que está representado na primeira imagem... você trocou os nomes, mas a descrição está correta.

    ResponderExcluir
  4. meu caro, você trocou as imagens e nomes...o caramujo trombeta (Melanoides tuberculatus) é o que está representado na primeira imagem... você trocou os nomes, mas a descrição está correta.

    ResponderExcluir
  5. parceiro, tenho um Melanoides Tubercula e a casca dele está cheia de alga, como posso limpar?
    abraço
    Gerson Gil e-mail gersongil1@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo.
      Tente usar uma escova de dente macia, tenha cuidado para não machucar o animal quando segura-lo.
      Boa sorte.

      Excluir