28 março 2010

Cabomba Furcata

Esta belíssima planta é encontrada em várias partes da América do Sul, chega a atingir 80cm de comprimento e seu maior atrativo é sua cor avermelhada.


Esta planta é indicada para aquaristas experientes, pois é muito delicada e necessita de certas condições especiais para seu desenvolvimento, entre eles muita luz e CO2, para que ela possa manter seu aspecto saudável.


Gosta de PH entre 6.0 a 7.2, temperatura entre 24ºC a 28ºC, é ideal para ser plantada no fundo do aquário.


Segundo alguns estudos esta planta é considerada vulnerável de extinção, por este motivo nós aquaristas devemos evitar a captura no meio ambiente e procurar desenvolver esta planta em nossos aquários.


Produz flores roxas muito bonita, porém é bem raro isto em aquários, tem um crescimento rápido e é muito bonita ver no layout contrastando com as plantas verdes, o que garante um belo visual.

20 março 2010

Tetra Preto - Vestido a Rigor.

Recordo-me que a primeira vez que vi este peixinho, fiquei encantado com ele, vi que ele tinha uma cara de “mal”, a boca semi-aberta e juro que vi seus dentes!


Este lindo peixe, de corpo ovalado, é encontrado na América do Sul em regiões tropicais, pacifico é ideal para aquaristas iniciantes, gosta de água com PH ácido a neutro (6,6 a 7,0), temperatura entre os 25ºC a 28ºC e muita vegetação no aquário.


Indico que você tenha um grupo de cindo ou mais indivíduos, o tetra preto gosta de nadar a meia água, ficando às vezes parado apenas observando a paisagem ao redor.
Hoje existem algumas espécies modificadas pelo homem, albinas, semi albinas e véu, que possui as caudas alongadas, todos eles igualmente belos.
O tetra é ovíparo, ou seja, colocam seus ovos no substrato e não cuidam dos filhotes, os ovos eclodem em até 48h.


Após a desova devemos retirar os pais imediatamente pois eles poderão devorar todos os ovos, a criação dos filhotes é bem fácil.
A diferença entre macho e fêmea é notada pelo volume do corpo das fêmeas que são mais volumosas e aredondadas, outra diferença é que as nadadeiras dorsal e anal do macho são mais pontiagudas.


Pode ser alimentado com comida flocada, artêmias e outros, gosto de usar artêmia na alimentação dos peixes, pois ela é super protéica e deixa o peixe com uma saúde de “ferro”!


É muito legal observar os cardumes de tetra preto no aquário, nadando entre as plantas e às vezes subindo em disparada até a superfície para pegar algum alimento.


Vale a pena criar este peixinho.

13 março 2010

Conhecendo os Parâmetros da Água - PH,GH e KH

Voce já sabe o que é PH, DH e KH? Ainda não? Então vamos lá. Estas siglas, a partir do momento que voce decidiu criar peixes, deverão fazer parte do seu vocabulário aquaristico.
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água.A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.
O DH, General Hardness ou dureza geral é um índice que indica a quantidade de sais dissolvida na água, principalmente magnésio e cálcio.
E o KH é o índice que também mede a dureza da água, porém este índice nos indicará a quantidade de magnésio e carbonatos diluídos na água do nosso aquário.
Todo aquarista deve conferir a medição destes índices em seus aquários, pois alguns peixes não suportam a variação deles, exemplo: o Acará Disco é um peixe de PH 5,5 ou seja, de água acida. Já alguns ciclideos africanos preferem PH 7,5 ou mais, e existem aqueles que vivem bem em água de PH 7,0 considerado neutro. O índice de PH de 0 a 6,8 é considerado ácido, 7,0 – neutro e acima deste valor alcalino.
Da mesma forma que os peixes não toleram variações de PH, o DH também deve ser monitorado para evitar variações que poderão acarretar até a morte dos peixes, já que alguns não toleram água muito dura.
Embora não haja uma convenção formal, utilizamos a seguinte tabela para saber a classificação da água.
Muito mole - 0 a 70 ppm - 0-4 dGH Mole (branda) - 70-135 ppm - 4-8 dGH Média dureza - 135-200 ppm - 8-12 dGH Dura - 200-350 ppm - 12-20 dGH Muito dura - Mais de 350 ppm - Mais de 20 dGH.
Quem possui aquários plantados, devem observar também a Dureza carbonatada, ou KH, este parâmetro é importante, pois saberemos qual é a tendência de nosso PH cair ou não. A importância da verificação deste parâmetro se dá pois se houver quedas ou subidas bruscas do PH, toda a fauna estará comprometida e mortes de peixes acontecerão.
O KH ideal para aquários plantados é de 3 a 5 dkh, já para aquários de cilcideos africanos a dureza pode ser de 7 a 8 dkh. Voce deve estar perguntando, e como vou medir isto? É simples, no mercado existem os testes para todos os itens citados, como também os corretivos para acidificar, alcalinizar a água e os tamponadores para corrigir o DH e KH, porém antes de usar qualquer corretivo, busque sempre descobrir a origem da variação para efetuar a correção definitiva e não apenas provisional.
Procure adquirir testes de qualidade, embora sejam mais caros são mais confiáveis, marcas como sera, Mydor, tetra, são mundialmente conhecidas pela qualidade e confiança, vale a pena investir um pouco e ter produtos de qualidade na mão.

06 março 2010

Acará Disco - o Majestoso

Dentre todos os peixes da fauna brasileira, o peixe que eu mais admiro por sua beleza e formato incrivel, é o Acará Disco.

Este nobre peixe, habita os igarapés da região amazônica, e também os aquarios mais lindos do mundo que tem quase como obrigação a presença deste lindo peixe.

A espécie é pacifica e gosta de viver em grupos, o aquário deve ter grande capacidade( 100 litros) pois o peixe alcança um bom tamanho ( até 20cm) , o ideal é manter apenas discos, mais voce poderá cria-lo junto com outras especies pacificas.

O substrato do aquário pode de areia, areia de rio (fina), compre a areia de rio neutra desse modo as trocas de águas parciais seriam 1 ou 2 vezes na semana, entre 10 à 20% da água do aquário. (troca-se menos, por causa da grande quantidade de biologia formada pela areia).

Alguns cuidados são essenciais para o sucesso na criação de discos tais como a agua que deve ser pura, livre de metais pesados, cloro, e ter os valores de PH, KH e DH totalmente controlados, as trocas parciais são extremamente importantes e devem ocorrer semanalmente.

Procure manter a água limpa com uma filtragem eficaz e as trocas parciais sempre em dia, na natureza a agua onde o peixe é encontrado tem os tons amarelados (chá) por isso a presença de troncos é uma boa opção, já que eles liberam substancias que tingem a agua.

Procure utilizar um bom sistema de filtragem, tipo canister, ou externo, evite muita movimentação na agua, pois os discos apreciam água mais calmas.

A temperatura deve ficar entre os 27ºC e 29ºC, PH 6.6 e agua mole, a alimentação do disco é um fato que pode te dar um pouco de trabalho, já que a espécie as vezes não aceita todo tipo de alimento, de preferência a artêmias, tubifex, Tetra Color Bits, Sera Discus granulat, Disco Bits, Patê, e enquitreias, procure variar para que o peixe se acostume a aceitar outras rações, geralmente quando ele é jovem fica mais fácil adapta-lo a todo tipo de alimento.

Quando estiverem bem aclimatados poderão se reproduzir até com certa facilidade, eu particularmente nunca criei discos, por este motivo não posso entrar em detalhes sobre a reprodução da espécie, porém você pode buscar informacões em revistas especializadas, sites e criadores que lhe auxiliarão.

É muito bonito ver uma ninhada de disco envolta dos pais se alimentando com o muco que é liberado pelos pais, é como se estivessem "mamando".

Para que é apaixonado por peixes, o Disco não deve faltar na sua coleção.