10 dezembro 2009

Artêmia Salina - O manjar dos deuses para seus Peixes

Você com certeza já conhece este pequeno animal, se não conhece quero lhe apresentar o que é sem duvida um dos melhores alimentos que podem ser oferecidos para nossos peixes. Estou falando da Artêmia Salina, segundo o Wikipédia, as artêmias são pequenos crustáceos da ordem Anostraca, têm tamanho e coloração variadas - que vão do rosa pálido ao avermelhado, branco ou esverdeado, dependendo do tipo de alimento que elas consumirem.
Vivem em regiões de água salgada concentrada (Salinas) - ambiente extremo no qual poucas espécies desenvolvem-se, de forma que há poucos predadores - por serem ricas em proteínas, vitaminas (principalmente a
vitamina A e o Caroteno) e sais minerais , é um dos melhores alimentos vivos que pode se fornecer aos peixes. Acelera a recuperação de doenças (artêmia em grego significa saúde) e seus náuplios são indispensáveis na alimentação de alevinos.
A Artêmia é muito importante na alimentação dos nossos peixes, é facilmente encontrada na lojas especializadas e seu preço não é tão elevado.

Como muitas vezes alimentamos nossos peixes com alimentos industrializados, eles podem perder o interesse e com isto sobrar alimento no aquário, poluindo a agua e causando doenças.
É muito importante variar a alimentação de vez em quando e a artêmia é um excelente alimento e irá deixar os peixes muito contentes.

Como o crustáceo nada por todo lado, os peixes ficaram excitados para captura-los, com isto o seu instinto de caçador será atiçado e eles ficaram loucos em busca do alimento.
O uso de Artêmia para alimentar filhotes é indispensável, neste caso devemos usar os filhotes recém nascidos da artêmia, ou seja os náuplios, que darão força e saúde necessária para os alevinos se desenvolverem.

Alguns aquaristas conseguem manter criações destes animais em suas casas, eu como não tenho muito tempo disponível nunca tentei, porém você pode tentar, basta buscar mais informações de como proceder e experimentar, alias aquarismo é pesquisa, e um bom aquarista deve ser um bom pesquisador, sempre buscando novas formas de desenvolver o hobby.

Experimente usar este alimento, você ficará feliz com o resultado e seus peixes com a comida!

2 comentários:

  1. Olá, crio um Betta e gostaria de saber se há algum problema em dar pequeninos peixes(menor do que a boca do Betta) para ele comer, pois a ração em flocos e de bolinhas n são suficiente nutritivamente falando, e n sei onde encotrar artêmiaas.

    ResponderExcluir
  2. amigo...para alimentar bettas tem no mercado 1 vasta gama de variedades de alimento sintetizado e preservado, como larvas de mosquito vermelho..artemias flocos vegetais etc...
    se me permite 1 conselho, perca algum tempo a chatear 1 funcionario de loja de animais (de preferencia de shoping) e peça para ele lhe mostrar catalogos com os produtos ezistentes...

    ResponderExcluir