16 novembro 2009

Doenças de Peixes de Água doce.

Vamos falar sobre algumas doenças comuns que podem afetar nossos peixes, seja observador e verifique seus peixes para ter certeza que eles estão livres destes parasitas.
Ictio (ponto branco)– provocada pelo Icthyopthirius multifilis esta doença ataca os peixes em aquários cuja limpeza está deficiente, você poderá observar inúmeros pontos brancos no corpo do peixe e nas nadadeiras e o mesmo ficará raspando as pedras e outros objetos do aquário para se “coçar”, se não for tratada pode matar o peixe, existe vários tipos de tratamento, desde remédios como fungicidas até o aumento da temperatura (31º) já que o fungo não sobrevive a esta temperatura. Oodinium(veludo) – parecido com um pequeno pedaço de algodão, esta doença ataca os peixes nas brânquias, olhos, boca e outras partes do corpo, você poderá observar que o peixe terá dificuldade para respirar o que poderá causar sua morte, os remédios mais indicados para tratar este tipo de doença são: O permanganato de potássio, o verde de malaquite e o azul de metileno.
Achlya ou Saprolegnia – Esta doença causa manchas ou tufos muito parecidos com algodão, seu tratamento é a base de Fungicida e troca de 20% da água.
Costia – causa falta de apetite, manchas brancas e ramificações vermelhas nas nadadeiras, para tratar os peixes com estes sintomas, devemos utilizar fungicida de largo espectro ou parasiticida além da troca parcial de 20% da água do aquario.
Hidropsia – è causada por bactérias que atacam os órgãos internos dos peixes, paralisando seu funcionamento, os peixes ficam inchados e com as escamas eriçadas, está é uma doença de difícil cura, seu melhor tratamento é a base de antibióticos e a troca de 20% da água.

A melhor forma de evitar estas doenças é cuidando da manutenção do aquário, verificando periodicamente as condições da água, retirando folhas mortas e o exceso de comida ou dejetos que pode se armazenar no fundo do aquário. Assim você irá garantir boa qualidade de vida a seus peixinhos que ficarão felizes.

2 comentários:

  1. olá por favor gostaria de saber se me podem ajudar eu tenho uma molly que anda toda torta de cabeça para baixo ,por vzes penso que está morta,e não come, tem cada posição que assusta e ela é tão linda ..que faço?? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, provavelmente sua molly está doente já que este padrão de comportamento não é tipico do peixe, verifique o PH da agua, as molinésias são peixes de agua neutra a levemente alcalina, verifique tbm o corpo do peixe, guelras, nadadeiras etc. ela pode estar doente e um tratamento a base de fungicida pode ajudar na recuperação do peixe, não esqueça de melhorar a alimentação oferecendo alimentos vivos como artêmias.

    abraços...

    ResponderExcluir