30 dezembro 2020

Biotodoma wavrini

Encontrado nas regiões do rio Negro e partes da Colômbia e Venezuela, este lindo ciclídeo é um daqueles peixes que todo amante de aquarismo temático amazônico sonha em possuir.

Atinge uns 10 cm de comprimento, de comportamento pacifico e gregário, gosta de viver em PH 4.0 a 6.8, temperatura tropical e muitos troncos, na natureza vive em águas escuras e calmas, sendo encontrado principalmente em regiões inundadas.

É muito parecido com o B. cupido, que possui uma mancha acima da linha lateral do corpo, no B. wavrini, a mancha fica localizada abaixo ou sobre a linha lateral.

O aquário deve ter no mínimo uns 200 litros, substrato arenoso, raízes e iluminação fraca, o peixe se sentirá mais seguro em um ambiente sombreado e com muitas raízes.

O ideal é ter no mínimo uns 8 exemplares para evitar que os mais fracos sejam dominados e agredidos pelo peixe dominante, deixando de se alimentar e ficando sujeito a doenças e outros males.

É ovíparo, os casais após formado liberam ovos que ficam presos na superfície de plantas, pedras ou troncos, eclodem em até 48 hs e os pais os colocam em pequenas covas na areia, após uma semana já estarão nadando livremente sob o cuidado dos pais.

São onívoros e você observará eles abocanhando a areia do aquário onde irão filtrar em busca de alimento, por isto é importante oferecer alimentos que afundem e fiquem no substrato para que os peixes possam come-los ao vasculhar o solo, ofereça também artêmias e túbifex sempre que possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário