30 novembro 2020

Steatogenys duidae

Conhecido popularmente como sarrapó ou sarrapu, este peixe de aparência exótica é encontrado em algumas regiões da Colombia, Brasil e Venezuela. Pertencente a família Hypopomidae este peixe atinge uns 20cm de comprimento, tem um comportamento pacifico mais é um peixe predador e deve ser mantido junto com peixes de tamanho igual ou maior para não virar petisco.

 Necessita de um aquário com espaço para nadar e algumas tocas para ficar escondido durante o dia, PH 6,0 a 7,2 e temperatura de 23º a 28ºC.  

Apresenta um corpo alongado ideal para caçar entre rochas, troncos e plantas, não tem nadadeira dorsal e a anal é alongada como um chicote, possui a capacidade de emitir pequenos choques elétricos que é utilizado para caçar e acasalar.

De hábitos noturnos o aquário deve ter substrato arenoso e com iluminação fraca, muitas rochas e raízes ajudarão a manter um ambiente mais familiar para o peixe, a agua deve ser bem oxigenada.

Devemos ter no mínimo uns seis exemplares para que o peixe não se sinta intimidado e fique sem se alimentar, outro cuidado é com mudanças bruscas nos parâmetros físicos e quimicos do aquário já que o peixe é sensível a estas mudanças.

É uma espécie ovípara, não temos informações sobre a ocorrência dela em cativeiro e na natureza não se conhece os detalhes de como ocorre, em relação a alimentação, ele é onívoro com predileção a alimentos vivos, é um belo exemplar para aquários amazônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário