15 maio 2020

Pterophyllum Scalare var. Pinoy


O aquarismo assim como todo hobby possui pessoas que gostam de pesquisar, experimentar, criar, descobrir, etc. existem belos exemplos de peixes geneticamente modificados, por exemplo, Kois, Guppies, Kinguios, Discos, etc.

Também existem alguns exemplos bizarros (no meu ponto de vista) ex. os peixes vidro tatuados, Betta GLO, paulistinha GLO, etc.

P. Altum
Hoje quero apresentar uma belíssima variedade do Pterophyllum Scalare desenvolvida por aquaristas filipinos, trata-se da variedade Pinoy, este peixe foi criado através de seleção genética que originou na coloração azul do peixe.

O Acará bandeira pinoy possui uma coloração preta na base que vai subindo para uma cor azul esverdeado ao redor da cabeça, os cuidados não mudam em relação á outras variedades do Acará bandeira ( P. Scalare), ou seja, tolera PH 5.8 a 7.0, temperatura tropical, alimentos vivos e espaço no aquário para nadar.

Na natureza existem três espécies de Bandeiras conhecidas no mundo do aquarismo, que são P. Altum, P. Leopoldi e a já mencionada P. Scalare, a espécie P. Altum é originária da bacia do rio Orinoco e alto do rio Negro, no sul da Venezuela, Colômbia e extremo norte do Brasil, é um peixe de porte grande, muito bonito e um pouco mais difícil de ser encontrado nas lojas de aquarismo no Brasil, ele é muito criado na Europa, principalmente por aquaristas Alemães, é um peixe de difícil aclimatação, alguns aquaristas até acham mais difícil que os Discos!
P. Scalare var. Pinoy
A P. Leopoldi é encontrada entre Manacapuru e Santarém, rio Essequibo na Venezuela e rio Rupununi é também a menor das espécies de bandeira e também a mais agressiva, já a P. Scalare ocorre na bacia Amazônica, Peru e Colômbia, é a mais conhecida e mais utilizada para criar novas variedades, como as Black, Koi, Albino, etc.

Ainda não vi este peixe pessoalmente, porem sei que algumas lojas aqui em São Paulo já comercializam a espécie, pelas fotos, vale a pena o investimento.
                                     
                                             P. Leopoldi




Nenhum comentário:

Postar um comentário