14 abril 2019

Economidichthys pygmaeus


O continente Europeu também conhecido como o velho mundo, possui uma natureza muito bela, infelizmente como já sabemos grande parte foi destruída durante séculos de guerras, revoluções e exploração desordenada, mais ainda assim a natureza pode nos surpreender com algumas espécies belíssimas.

Hoje vamos conhecer o E. Pygmaeus, este pequeno peixinho encontrado na Grécia o berço da civilização ocidental, vive em riachos com pouca movimentação e vegetação em abundancia, ele se alimenta de pequenos invertebrados e Anfipodos.

Com sua aparência peculiar este lindo peixinho irá chamar a atenção de qualquer espectador, pertencente a família Gobiidae, este peixe é endêmico da Grécia e partes da Albânia, os machos chegam aos 5cm de comprimento e as fêmeas crescem um pouco mais. 

No período reprodutivo as fêmeas colocam até 600 ovos em buracos que serão vigiados pelos machos até a incubação, os peixinhos ficarão no fundo consumindo o saco vitelino por cerca de 3 dias.

Na natureza os pais morrem pouco tempo depois da desova, em aquários não temos conhecimento se isto também ocorre, encontra-se ameaçado devido a poluição dos rios da região onde é encontrado e a extração sem controle de águas dos rios e riachos que habita.

Pelas informações que já busquei, não é comercializado no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário