Diferentemente das espécies que são encontradas na bacia Amazônica, que vivem em águas rasas e cor de chá, devido o tanino, a C. pantanalensis gosta de viver em locais de águas cristalinas com vegetação densa e luz solar intensa.
Atinge até 7cm e vive por até 10 anos, gosta de ambiente com PH 6.0 e DH 5 a 12, é pacifica e ideal para viver em aquários comunitários, com muita vegetação, ainda é rara no aquarismo.
É um peixe que possui a capacidade de respirar o oxigênio atmosférico, isto se dá devido as modificações do intestino que é altamente vascularizado e que evoluiu para garantir ao peixe que ele possa sobreviver em ambientes com baixo nível de oxigênio.
Possui dois espinhos em suas extremidades junto as nadadeiras peitorais, estes espinhos servem de proteção contra possíveis predadores que possa vir ataca-lo, o aquarista deve ter cuidado ao manuseá-lo pois estes espinhos podem causar sérias lesões.
São peixes extremamente pacíficos e devem ser mantido em grupos de no minimo 6 peixes, o substrato deve ser arenoso sem pedras cortantes que podem machucar o animal, você pode oferecer rações especiais para peixes de fundo, artêmias, tubifex, etc.
São peixes ovíparos, a fêmea deposita os ovos que são como adesivos, em pedras planas ou folhas largas, os mesmo irão incubar em até 5 dias, após a eclosão, você poderá ver as pequenas larvas nadando pelo aquário, a espécie não cuida dos filhotes.
São peixes muito ativos durante a noite, por isto, procure fornecer seus alimentos durante este período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário