05 fevereiro 2018

Apistogramma macmasteri

A família Cichlidae possui peixes belíssimos, com cores incríveis e alguns de fácil manutenção, o Apistogramma Macmasteri é mais um destes belíssimos ciclídeos que todo amante desta família deve ter.

Encontrado em dois sistemas fluviais da Colômbia, este lindo peixe é indicado para qualquer nível de aquaristas devido sua fácil manutenção, porem você deve possuir um aquário grande se quiser ter mais de um macho no mesmo ambiente, caso contrário eles ficarão disputando território com brigas violentas, o macho gosta de viver com um harém de fêmeas e pelo menos umas cinco serão o suficiente.

O aquário deve ter PH de 5.0 a 7.0, temperatura 28ºC e dureza da água é mole, pode viver facilmente uns 5 a 6 anos e atinge uns 9cm de comprimento, sua alimentação é bem simples, pois come de tudo, para realçar suas cores e brilho o ideal é fornecer artêmias e outros alimentos que ajudem a realçar as cores do peixe.

O macho é maior e mais colorido que as fêmeas, possuem as nadadeiras ventrais maiores e o ventre reto, já as fêmeas são mais amareladas e possuem o ventre mais arredondado.

São ovíparos, as fêmeas depositam seus ovos em um local protegido que pode ser embaixo de troncos e pedras, eles eclodirão em até 72hs os alevinos nascerão com o saco vitelino que irão consumir em até três dias.

O aquário de desova deve ter um filtro com a entrada protegida para evitar a sucção dos filhotes, os pais cuidam dos filhotes por um tempo, assim que eles começarem a nadar livremente você poderá tirar os pais.


Existe no mercado uma variedade conhecida como super red, é um peixe com cores mais acentuadas e muito bonito, geralmente seu preço é bem alto pois ainda não está disponível em grande quantidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário