15 janeiro 2018

Cuidando das plantas

Nós aquaristas que criamos plantas naturais em nossos aquários, às vezes nos deparamos com problemas que nos deixam de cabelo em pé, é aquela linda planta que não se desenvolve, são folhas que teimam em amarelar, planta que cresce igual uma girafa, longa e sem folhas, só caule, etc, etc e etc...

Abaixo listamos alguns problemas comuns que podem estar ocorrendo em nossos tanques, vejamos:

Iluminação – os principais sintomas da falta de iluminação estão na presença de folhas pálidas, crescimento raquítico, folhas que ficam deformadas devido à busca por iluminação, folhas verdes que ficam amarelas e folhas vermelhas que ficam verdes, devido à falta de luz as folhas morrem já que o processo da fotossíntese não se realiza de forma correta, a planta doente deve ser exposta a uma intensidade superior de luz em períodos da manhã, de preferencia a luz solar por um período de até 3 horas por dia, até se recuperar e  poder voltar para o aquário, mas lembre-se, a luz do aquário deve ser corrigida para atender as demandas da plantas para ela não voltar a definhar.

Nutrientes - as folhas com manchas marrons ou amarelas mostram que existe uma falta de ferro, a falta de crescimento e folhas inclinadas para baixo indicam a falta de nitrato e potássio, estes devem ser repostos em forma de nitrato de potássio e sulfato de potássio.

CO² – crescimento lento e pouco exuberante, excesso de algas nas folhas e falta de floração podem indicar a falta de CO² o mesmo pode ser oferecido com o uso de cilindros ou liquido como o Flourish Excel, Carbon Plus ou o Carbon Mbreba.

Temperatura – as temperaturas baixas deixam as plantas debilitadas, assim como a alta temperatura, lembre-se que a maioria das plantas são tropicais e vivem em temperaturas tropicais que geralmente chegam no máximo aos 28º.

Filtragem – a falta de uma filtragem adequada irá criar um excesso de elementos orgânicos presentes no aquário que ao se decompor irão gerar nitritos que em grande quantidade é prejudicial aos peixes e plantas.


Observe se seu aquário está com alguns destes sintomas e procure corrigir para que as plantas possam se desenvolver de forma saudável e exuberante.



Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu Blog! Conteúdo rico e variado!!
    Continue sempre com esta sua dedicação... Nós agradecemos e ficamos felizes!

    ResponderExcluir