11 setembro 2017

Montando um Hardscape básico - troncos e raízes

Olá aquaristas, hoje vamos falar sobre como montar um hardscape básico para aquários plantados utilizando troncos ou raízes, vamos lá.

Hoje existe nas lojas diversas opções de raízes e troncos para a montagem de um belo hardscape, dependendo do tamanho do seu aquário eu aconselho o uso de raízes devido suas formas emaranhadas que darão um aspecto muito legal dentro do aquário.

O uso de troncos lisos geralmente não traz um aspecto tão bacana como as raízes, mas isto fica a critério de cada um, já vi aquários com troncos que possuíam uma montagem espetacular.

Na montagem com raízes, as mesmas costumam ser posicionadas no meio ou nos cantos do aquário, sem encostar nos vidros para dar um aspecto mais natural, para fixa-las no fundo, você pode usar uma ventosa adaptada na raiz, ou amarra-la em alguma pedra que ficará escondida no substrato.

Os troncos geralmente são mais pesados e podem ser colocados no aquário sem problema pois não flutuarão, procure posicionar as raízes ou troncos de forma bem natural, cobrindo algumas partes no substrato e outras não, isto criará uma visualização bem interessante.

Os troncos podem ser posicionados de forma inclinada para ficarem mais naturais no ambiente, você pode mescla-los com rochas ou também com raízes, monte o hardscape e peça opiniões antes de defini-lo, assim você terá outras visões que poderão te ajudar a deixar seu aquário bem bonito.

Mesclar as raízes com rochas facilita a criação de hardscapes incríveis, caso você opte por esta mescla, utilize rochas como as Dragon rock, Seiryu stone rock, entre outras.

Acredito que não existe uma regra a ser seguida, tudo depende do seu gosto e sua criatividade, aquilo que é bonito para mim, pode não ser para você, por isso evite copiar os aquários que você vê na internet, crie seu próprio estilo, você pode e deve ler muito e ver várias montagens, afim de obter informação e conhecimento, mas nunca deve seguir um modelo padrão, pois modelos engessam e tiram a naturalidade da coisa.



Para efetuar o plantio, tente plantar entre as raízes, geralmente as plantas carpetes criam um aspecto muito legal, você pode amarrar musgos ou outras plantas como as Microsorium e Anubias nas raízes e troncos, isto deixará a montagem bem legal também, caso você queira deixar as raízes visíveis, opte por plantar apenas musgos nelas e sempre faça a poda para conter o avanço do mesmo e assim não cobrir toda raiz, mas caso ele cubra o aspecto também é bem bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário