05 abril 2017

Ictio - Conheçendo esta perigosa doença

Talvez uma das doenças mais comum em aquários, ela é potencialmente danosa aos peixes e podem acabar com a população em pouco tempo caso não seja adequadamente combatida e erradicada.

O aquário pode ser contaminado através de outros peixes, plantas, camarões, rede de coleta, etc. o Ichthyophthririus multifiliis, geralmente irá se manifestar quando houver queda brusca de temperatura e você poderá notar nos peixes pequenos pontos brancos.

Os peixes passam a raspar-se em pedras e troncos como coçando a pele, e caso a doença não for tratada em pouco tempo ela tomará todo o corpo do animal, atingindo suas brânquias e matando-os em poucos dias.

É uma doença extremamente letal para neons e outros peixes de pequeno porte, já perdi um cardume de mais de 20 peixes devido esta enfermidade.

Para um tratamento eficaz, você deve retirar o peixe do aquário assim que notar a presença da doença, e transferi-lo a outro ambiente onde irá medica-lo, mantenha a temperatura do aquário hospital em 30ºC, manter o aquário em um ambiente escuro, já que o Ictio não se reproduz na escuridão, aeração forte, remédios próprios para combater a doença e reforce a alimentação dos peixes doentes de preferência com alimentos vivos.

Em poucos dias a doença desapareçerá e os peixes poderão retornar ao aquário principal, no aquário principal, evite quedas bruscas de temperaturas, que podem ocorrer quando existe as TPA, por isto sempre teste a temperatura antes de realizar o enchimento do aquário.

Alguns remédios que combatem a doença: 
  • Labcon Ictio – da Alcon, produto nacional de preço acessível encontrado em qualquer loja especializada porém não recomendado para peixes como os neons;
  • Ick easy Mydor – da Mydor, produto importado;
  • JBL MedoPond Plus - da JBL, produto importado.

3 comentários:

  1. Realmente uma praga, de janeiro para fevereiro vi um paulistinha assim, todo pintadinho. Não sabia o que era, liguei na loja onde costumo comprar e a dona me passou o tratamento que segui tudo direitinho. O problema é que sem conhecimento eu demorei para ligar pra ela. Resumindo perdi 6 sumatras e esse paulistinha. Fiquei muito triste e quase desisti do aquário. Mesmo sobrando alguns outros peixes. Mas agora já está tudo ok e já tenho projeto novo de um aquário de 300 lt.

    ResponderExcluir
  2. Os meus tá morrendo tudo,areia de construção faz da o ictio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, provavelmente houve alguma mudança brusca dos parâmetros da água, coloque os peixes em um aquário vazio sem substrato e faça o tratamento com algum remédio próprio para ictio, boa sorte.

      Excluir