25 janeiro 2016

Dicrossus Maculatus


Encontrado na bacia Amazônica este lindo ciclídeo é um daqueles peixes que não podem faltar na criação dos mais entusiastas criadores de ciclídeos anão.

Com um comprimento máximo de 6 cm para as fêmeas e 5,3 cm para os machos estes lindos peixes são ideais para os amantes de ciclídeos, os machos possuem cores brilhantes e intensas durante a época de reprodução o que os deixam ainda mais belos, já as fêmeas quando virgens possuem as nadadeiras transparentes e após a reprodução elas adquirem um tom alaranjado.

Os machos são territoriais entre si e brigam constantemente quando outro invade seu espaço, o aquário ideal para criar a espécie deve ter PH 3,4 a 5,4, temperatura tropical 26 a 28ºC, areia fina no fundo e algumas folhas soltas, pedras lisas onde as fêmeas costumam colocar os ovos e plantas, os troncos também são peças ideais no aquário para estes peixes.

São onívoros mas o ideal é oferecer semanalmente algum alimento vivo para garantir uma melhor saúde ao peixe, ainda não é encontrado com facilidade no Mercado nacional e também pode ser  confundido com o D. Filamentosus, devido a aparência quase igual.


A reprodução do peixe é um desafio a parte, já que é necessários atingir parâmetros rigorosos em relação ao PH, DH etc. são peixes que cuidam da ninhada e protegem os filhotes desde o nascimento, a fêmea usa suas barbatanas ventrais para dar comandos aos filhotes, vale a pena criar a espécie e tentar sua reprodução.

Imagens obtidas da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário