28 maio 2015

Alerta!!

Em 27/08/2010 publiquei um post aqui sobre peixes coloridos artificialmente, por estes dias ao visitar uma grande loja de aquário aqui em SP me deparei com alguns exemplares destes peixes coloridos e fiquei espantado ao ver que lojistas estão contribuindo de alguma forma para que este crime não acabe.

É espantoso saber que embora tenham conhecimento da grande mortandade que este processo causa na busca de alguns exemplares coloridos, estes lojistas não se importam com o bem estar do animal, e buscam aumentar sua margem de lucro oferecendo estes peixes para os consumidores mais desavisados.

Nós que somos aquaristas conscientes devemos alertar a qualquer pessoa que deseja entrar neste hobby maravilhoso, que a coisa mais espetacular é desfrutar de cores e formatos naturais, verdadeiros, dados pela própria natureza e não criados pela mão do homem que só causa sofrimento e morte.

É chocante ver peixes que possuem corpos alongados, reduzidos a pequenas bolas disformes e vendidos como algo normal e bonito, já imaginou você alto e belo, reduzido a uma pessoa de pequena estatura através de métodos cirúrgicos? Ou vice versa? Você se sentiria normal? Vemos algumas espécies “baloom” que mal nadam direito, devido ao corpo pequeno e nadadeiras enormes, com formatos totalmente bizarros e antinatural.


Quando o Homem quer inventar demais, a coisa acaba descambando para o grotesco para o bizarro, por isto, nunca aceite colocar em seu aquário um animal que para adquirir aquele formato ou cor, tenha passado por um processo doloroso, não natural. Agindo assim este mercado entrará em declínio e logo acabará, mas se procedermos de forma contraria só estaremos alimentando mais e mais este mercado criminoso.

01 maio 2015

Coridora Carlae

Este é mais um belo exemplar da família Callichthyidae que deve habitar em seu aquário, bonito e gracioso este peixe assim como as demais espécies de "cori" irá te deixar fascinado.

Encontrado na bacia do rio Paraná e rio Iguazu na Argentina, este peixe apresenta um comportamento pacifico com as demais espécies e também entre si.



Gostam de viver em ambientes com bastante plantas e tocas e passam o dia vasculhando os cantos em busca de comida, o PH ideal é de 6,0 a 7,0, temperatura entre os 26ºC a 28ºC e sua alimentação consiste em pequenos vermes, minhocas e outros itens que encontra no fundo dos rios onde vive.

No aquário você pode oferecer artêmias, dáfnias, túbifex, alimentos flocados etc. evite deixar muito resto de alimento no aquário para que não crie fungos que podem ser agentes transmissores de doenças para os peixes.

Outro cuidado é com o substrato que não deve conter pedras cortantes que podem machucar os barbilhos do peixe causando doenças.

A diferença sexual é difícil de ser notada, sabe-se que as fêmeas são mais roliças e maiores que os machos, mas seus hábitos reprodutivos são desconhecidos. O ideal é ter no aquário grupos de 6 a 12 peixes, já que na natureza eles vivem em grandes cardumes.