25 novembro 2013

Acanthicus Adonis

 
Este lindo peixe originário do Rio Tocantins e também já foi observado em outros rios da região amazônica, possui o corpo espinhoso e coberto de bolas brancas sobre um fundo negro, de grande porte chegando aos 50cm quando adulto não é indicado para aquários plantados, ele pode ser diferenciado de outra espécie semelhante pela falta da barbatana adiposa e pelos filamentos da cauda mais alongado.

De temperamento pacifico com as outras espécies, ele deve ter um aquário grande com muitas tocas para que este temperamento não seja alterado, já que em ambientes pequenos o peixe tende a ser mais territorialista e agressivo, coloque também bastante troncos e o substrato deve ser formado com areia sem pontas pontiagudas para não machucar o peixe.

O PH ideal para a espécie está entre 6,8 a 7,0, temperatura tropical e ração a base de legumes, carnes e alimentos próprios para peixes de fundo, com ênfase aos alimentos próprios para cascudos.

Não se conhece os métodos reprodutivos da espécie, assim como a diferença sexual entre eles, embora a noticias de que aquaristas europeus e asiáticos já conseguem reproduzir a espécie rotineiramente conforme mostra a foto acima.


Existe ainda uma variação albina que também é igualmente bela, aos aquaristas que amam e se dedicam especialmente a criação de “plecos” esta espécie é uma que não deve faltar em sua criação.

10 novembro 2013

Cascudo Tigre – Peckoltia Vittata


Conhecido como cascudo tigre, este lindo peixe da família loricariidae é encontrado em toda região tropical da América do Sul e bacia do rio Amazonas. Vive sozinho na natureza, se juntando com o par apenas na época reprodutiva, atinge cerca de 15 cm quando adulto e vive cerca de 8 anos.

O ambiente ideal no aquário é o que recomendamos para todos os que criam peixes desta família, ou seja, muitas tocas, troncos e substrato formado por areia de rio sem a presença de pedras pontiagudas ou cortantes. O PH ideal é de 5.0 a 7.0, DH de mole à média e temperatura em cerca dos 26ºC.

Sua manutenção é relativamente fácil, ofereça alimentos para peixes de fundo e também a base de carne já que o peixe tem uma tendência ao carnivorismo.

Alguns aquaristas oferecem abobora, pepino, alface, ervilhas, vagem e também enquitreias e outros alimentos vivos para complementar a dieta.

O dimorfismo sexual é fácil de ser notado, basta observar os peixes do alto que você percebera que a fêmea é mais roliça que os machos, que são maiores e apresentam pequenos espinhos nas nadadeiras peitorais e ao longo do corpo.

São peixes territoriais com a mesma espécie e pacifico com os demais, por isto pode ser mantido em aquários comunitários numa boa.  

Geralmente o macho é que cuidam dos ovos durante a fase de reprodução, os ovos são aderentes e eclodirão, os filhotes irão consumir primeiramente o conteúdo do saco vitelino e após poderá ser alimentado com nauplios de artêmia, microvermes, infusórios e alimentação própria para peixes de fundo.


É muito importante a monitoração da qualidade da água  o mito que muitos aquaristas alimentam é que os cascudos se alimentam de detritos, o que é mentira, evite restos em excesso no substrato para que o peixe não venha sofrer nenhum risco de contaminação nos barbilhos.