25 novembro 2013

Acanthicus Adonis

 
Este lindo peixe originário do Rio Tocantins e também já foi observado em outros rios da região amazônica, possui o corpo espinhoso e coberto de bolas brancas sobre um fundo negro, de grande porte chegando aos 50cm quando adulto não é indicado para aquários plantados, ele pode ser diferenciado de outra espécie semelhante pela falta da barbatana adiposa e pelos filamentos da cauda mais alongado.

De temperamento pacifico com as outras espécies, ele deve ter um aquário grande com muitas tocas para que este temperamento não seja alterado, já que em ambientes pequenos o peixe tende a ser mais territorialista e agressivo, coloque também bastante troncos e o substrato deve ser formado com areia sem pontas pontiagudas para não machucar o peixe.

O PH ideal para a espécie está entre 6,8 a 7,0, temperatura tropical e ração a base de legumes, carnes e alimentos próprios para peixes de fundo, com ênfase aos alimentos próprios para cascudos.

Não se conhece os métodos reprodutivos da espécie, assim como a diferença sexual entre eles, embora a noticias de que aquaristas europeus e asiáticos já conseguem reproduzir a espécie rotineiramente conforme mostra a foto acima.


Existe ainda uma variação albina que também é igualmente bela, aos aquaristas que amam e se dedicam especialmente a criação de “plecos” esta espécie é uma que não deve faltar em sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário