30 setembro 2013

Coridora Oiapoquensis


Encontrada na região de fronteira entre Brasil e Guiana francesa (Oiapoque) esta é mais uma linda espécie de coridora que pode habitar em seu aquário.
 É muito parecida com a coridora panda, diferenciando apenas pela falta da mancha no pedúnculo caudal e possuindo uma serie de listras onduladas na cauda, como todas coridoras gostam de viver em cardumes de 10 peixes para cima, em um aquário plantado e sem pedras pontiagudas para não causar ferimentos no peixe.


Aprecia comidas vivas como pequenos vermes ou artêmias assim como ração especial para peixes de fundo, como todo peixe da espécie, são muito ativas e sempre estarão vasculhando o aquário em busca de alimentos.

A distinção entre os sexo se verifica pelo tamanho, geralmente a fêmea é maior que o macho, para conseguir o acasalamento deve-se manter a temperatura em 25ºC, fazer trocas parciais com maior frequência e variar a alimentação, após isto iremos notar um certo nervosismo nos peixes, eles estarão mais agitados que o costume, os machos estarão perseguindo a fêmea por todos os lados do aquário.

Após esta corte a fêmea ira escolher um macho para se acasalar o macho irá dançar em volta dela e se colocar em posição de T, neste momento a fêmea ira depositar os ovos em suas aletas ventrais onde o macho fertilizara, logo após ela irá procurar um local para depositar os ovos, pode acontecer dos pais devorarem alguns ovos, mas sempre ficará alguns que levarão 3 dias para se desenvolverem.

Assim que os filhotes saírem dos ovos, eles se alimentaram do conteúdo do saco vitelino e após consumirem todo o conteúdo você poderá ministrar alimentos vivos, como infusórios ou naúplios de artêmia.


Para deixar os peixes mais a vontade, acrescente algumas folhas secas no aquário, isto ajudará na acidificação da água além de deixar o ambiente mais parecido com a natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário