16 dezembro 2012

Hyphessobrycon Catableptus

Mais um peixe raro da família dos Caracídeos, o Hyphessobrycon Catableptus é endêmico da bacia do rio Essequibo na América do Sul, gosta de PH na faixa dos 6.0 a 7.5, temperatura tropical e dureza de 2 a 15 DH.
Alcançando um tamanho de até 3cm o H. Catableptus tem o temperamento igual a maioria dos da sua espécie, aprecia viver em cardumes é social e muito ativo no aquário, o ideal é manter acima de seis peixes que darão um toque muito especial no seu plantado.
H.Bentosi
A espécie é onívora e devem ser alimentados com uma dieta balanceada e variada entre ração industrializada e alimentos vivos. Devido a sua raridade nas lojas de aquário existem pouquíssimas informações a respeito da sua reprodução, sabe-se que o aquário deve ter temperatura entre os 24 a 28ºC e PH de 5.5 a 6.5, deve estar limpo sem a presença de restos de alimentos e detritos no fundo, a iluminação deve ser bem fraca, geralmente o casal deposita seus ovos entre as plantas e após este processo os pais devem ser removidos para não comer os ovos.
Os alevinos devem ser alimentados com infusórios ou micro-organismos e após uns 10 dias podemos oferecer alimentos industrializados próprio para alevinos, a agua do aquário deve ser trocada periodicamente, porem apenas de forma parcial para evitar um choque térmico.
Por ser uma espécie recentemente descoberta à informação acerca da mesma é bem resumida, devendo o aquarista pesquisar muito para encontrar informações confiáveis sobre a especie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário