12 agosto 2012

Hemiodus Gracilis - Cruzeiro do Sul

Exímio saltador, uma verdadeira bala de prata podemos dizer, o Cruzeiro do Sul é um daqueles peixes que podem te deixar de cabelo em pé caso seu aquário não esteja bem tampado, por isso é muito importante esta precaução para evitar sustos maiores.



Este lindo peixe é originário dos igarapés da Amazónia e Guianas, existe um outro exemplar que é muito parecido com este, é o Hemiodus Semitaeniatus ambos são bem parecidos e a diferença está na mancha vermelho-alaranjado ou azulado no lóbulo inferior da cauda que apenas o H. Gracilis possui, alem de apresentar a cauda arredondada.

É um peixe pacífico que costuma viver bem em aquários comunitários, porem por ser tímido é muito importante manter o aquário bem tampado para evitar que o peixe salte para a morte em caso de movimentos bruscos que venham assustá-lo.


Para evitar sustos no peixe, tenha um aquário bem plantado com diversas moitas de vegetação para que ele possa se esconder e sentir-se seguro, as condições de água para este peixe são: água mole, temperatura entre os 24ºC a 28ºC, PH neutro e muitas plantas.


O peixe come de tudo, você pode oferecer artêmias, Tubifex, dáfnias, ração em flocos e até fígado de boi bem pequenininho. Sua reprodução é muito difícil de ser obtida em aquários, pois na natureza o animal desova nas nascentes dos rios, quando ocorre a piracema que é impossível de reproduzir no aquário, embora se tenha notícia de algumas reproduções bem sucedidas.



Na hora da compra procure escolher os peixes mais ágeis, sem manchas ou com as nadadeiras machucadas, tenha cuidado com mudanças buscas de temperatura pois o peixe é extremamente sensível e pode morrer facilmente.


É um peixe de grande porte por isso deve ser mantido em aquários grandes para que o mesmo se desenvolva adequadamente sem prejudicar os outros habitantes do aquário.

Um comentário: