02 janeiro 2012

As Enquitréias

São pequenas minhocas brancas que são utilizadas no meio aquarístico para a alimentação dos peixes, existem várias espécies de Enquitréias, a E. albidus, E. capitatus, E. buccholzi e E. minutus.


Na natureza elas são encontradas em solos ricos em matéria orgânica em decomposição, tais como folhas, troncos, animais, etc. sua cultura pode ser realizada em turfa, folhas, capim seco ou carvão ativado.


Devem ser alimentadas com leite em pó, pão, farinhas diversas, purês, gema de ovo ou vegetais, quanto mais saudável estiver a cultura de Enquitreias, maior será seu valor nutritivo para os peixes.


Devem ser oferecidas em pequenas porções aos peixes evitando o excesso para que as mesmas não morram no aquário e cause com isto a contaminação da agua.


Procure mais informações sobre este tipo de alimento e busque oferece-lo aos seus peixes.


Adaptado da revista "Aquarismo" ano 3, 1990 pg. 40-41.

8 comentários:

  1. oi marcos,tudo bem?
    meu nome é Danielle, na virada do ano viajei para um lugar onde tinha cachoeira e quando olhei para o fundo das águas e vi peixinhos.como sempre tive peixes peguei alguns pra eu levar pra minha casa. Meu amigo me disse que é Guarú, nunca cuidei de Guarú antes, será que eu podia contar com sua ajuda para que eu possa cuidar melhor dos peixinhos? peguei 9 filhotinhos mas, um morreu hoje(não sei porque).
    estou precisando de informações como: o tamanho do aquário, dias em que devo trocar a água, q tipo de comida devo dar a eles, se é necessário colocar pedrinhas e/ou plantas no aquário.DESDE JÁ TE AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  2. Oi Danielle desculpe demora, os guarús são peixes comuns em rios e riachos de todo País, iniciei no aquarismo criando eles! São peixes um tanto sensivéis a mudanças Bruscas na qualidade da Agua, comem de tudo, desde alimento em flocos a comida viva, dê uma olhada em um artigo com o nome "Barrigudinho" lá tem todas as dicas de como criar este peixinho, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Posso servir enquitreia para qualquer peixe ornamental?

    ResponderExcluir
  4. Olá. Os recipientes onde ficam as colônias de enquitreias, devem ser totalmente fechadas ou deve-se fazer furos e permitir a entrada de oxigênio??

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi alguém teria como doar um start de Enquitréias, gostaria de começar a criar

    ResponderExcluir
  7. Como evitar evitar o aparecimento de "ácaros" na cultura de equitreias? Um abraço

    ResponderExcluir