28 maio 2011

Apistogramma Bitaeniata

Este ciclideo originário da América do Sul é mais um belo exemplar da linda família dos Apistogrammas.



De comportamento um tanto rebelde, ele é extremamente territorial não permitindo que outro peixes invandam seu espaço, por isso é extremamente importante ter um aquário grande onde ele possa conviver com outros peixes sem que eles invadam seu espaço.




Seu aquário deve ter PH de 6.6, temperatura em 26ºC e algumas cavernas para que ele escolha como território.



Este peixe possui uma linda faixa escura que vai da área dos olhos até a cauda, algumas escamas translúcidas que brilham conforme sua movimentação, atinge quando adulto 6cm e como os outros Apistogramas sua diferenciação sexual se ocorre pela nadadeira dorsal.



Vai ai mais uma bela dica de um lindo peixe da fauna Brasileira

17 maio 2011

Sinais de Deficiência nutritiva das plantas

O aquário está belo, as plantas viçosas e bem verdinhas com flores e ramos novos, tudo a mil maravilhas então derepente algo errado começa acontecer, primeiro as folhas começam amarelar, ficam furadas, desbotadas, o crescimento não é mais o mesmo, você fica desesperado o que fazer? vamos ver o que está faltando no seu aquário.

Cálcio - As folhas novas nascem com má formação ou com crescimento muito fraco, as folhas que já existem continuam verdes embora com uma coloração um tanto pálida;



  • Ferro - As folhas novas que surgem aparecem com tons amarelados ou brancos, veios verdes e as folhas maduras tem a aparência normal;


  • Nitrogênio - As folhasde cima apresentam uma cor verde-claro e as folhas da parte de baixo tem uma coloração amarelada;


  • Potássio - As bordas e pontas das folhas ficam amareladas, principalmente as folhas mais novas, alguns pontos da planta podem até morrer;


  • CO² - Folhas com manchas, crescimento deficiente e morte de plantas, a falta ou a deficiência de CO² pode acabar com a flora de seu aquário, por este motivo se você pretende ter um aquário plantado, escolha bem suas plantas e veja suas exigencias em relação ao CO²;


  • Fosfato - As folhas ficam mais escuras que o normal, a planta também pode perder algumas folhas principalmente na base;


  • Manganês - As falta deste elemento causa nas plantas pontos amarelados e buracos nas folhas entre os veios da mesma;


  • Magnésio - As folhas mais baixas da planta ficam amareladas de fora para dentro, embora os veios dela permaneçam verdes.
Fique de olho se estes sintomas não estão aparecendo em seu aquário, hoje no mercado existem suplementos que trazem todos estes elementos para que você possa acrescentar no seu aquário e assim ajudar no desenvolvimento das plantas, faça testes periódicos e verifique a necessidade de suas plantas.

08 maio 2011

Rineloricaria Filamentosa - Rabo de chicote

Este membro da família Locaridae é encontrado no Paraguai, Colombia, Brasil e outros países da América do Sul, gosta de viver em águas tropicais com PH ácido entre 6.6 a 6.8.

Ele tem um aspecto único que o difere de outras espécies, possui escamas sobrepostas que formam uma espécie de armadura protegendo-o, além disso sua cauda lembra um chicote com um apêndice mais comprido, sua boca serve de ventosa para que ele se fixe nas folhas, rochas ou troncos enquanto raspa com os dentes as algas e outros alimentos.


Na natureza é encontrado em regiões de correnteza por este motivo sua boca é uma ótima aliada na hora da alimentação, mantendo-o fixo as rochas ou troncos.

Este peixe come de tudo, alimente-o com larvas de inseto, artêmias, tubifex e comidas flocadas, gosta muito de vegetais e principalmente algas, por isto não é recomendado coloca-lo em aquários recém montado.

A diferença entre os sexos é bem fácil de ser distinguida, o macho possui alguns tufos na cabeça que é inexistente nas fêmeas, na natureza o casal passa algum tempo limpando o local da desova, após a limpeza, fêmea se posiciona e fica pronta para liberar os óvulos.

Após a desova o macho vigia os ovos e a eclosão se dá num período de 9 a 12 dias, o pai ajuda na eclosão sugando os ovos e cuspindo-os liberando os filhotes da membrana que os liga aos ovos.