08 junho 2011

Doenças, como evitá-las


O aquário é um ambiente onde a vida depende de cuidados periódicos para que não seja eliminada, um aquário vivo é um aquário saudável onde os peixes vivem bem, as plantas se desenvolvem com toda beleza e o ciclo da vida segue em sua maior harmonia.


Porem para que tudo de certo alguns cuidados devem ser seguidos pelo aquarista periodicamente, tais como: limpeza interna dos vidros, filtros, troca dos materiais filtrantes, sifonagem para a remoção de restos de folhas mortas e comida, etc.


Também se faz necessário atentar para o surgimento de doenças que podem afetar toda a vida do aquário, um único peixe recém comprado que contenha Ictio, pode acabar com todos os outros habitantes do aquário por exemplo.


Os testes de PH, DH e KH são importantes, pois sua elevação repentina ou a queda também irá afetar de forma negativa a vida no aquário, vamos ver alguns procedimentos básicos que devem ser adotados por todos os amantes do aquarismo.



  • Higiene - Quando compramos um peixe, devemos observar as condições do local de onde ele está sendo retirado, como está a aparência do aquário de venda? como está a aparência dos outros peixes que estão neste mesmo aquário? isto é muito importante, pois você poderá levar para casa um peixe doente e contaminado que irá acabar com seu sossego. Se o aquário de exposição estiver sujo, cheio de algas, com peixe morto dentro, fuja do local, não compre peixe ali, por mais barato que seja, ou você poderá ficar decepcionado com o peixe recém adquirido;


  • Quarentena - São poucos os aquaristas que utilizam este recurso, a maioria ao comprar um peixe já o deposita no aquário sem um prévio cuidado, isto pode ser fatal, ao comprar uma nova espécie deixe-o em um aquário de quarentena por um período para ver se o peixe não irá desenvolver nenhuma doença ou infecção, o mesmo vale para plantas, invertebrados, etc;


  • Temperatura do aquário - Se o seu aquário for de peixes tropicais a temperatura ideal é entre os 24º a 28ºC, quedas bruscas irão fragilizar o peixe deixando-o suscetível a doenças, mantenha seu termostato sempre regulado e cheque-o periodicamente para ver seu funcionamento;


  • Amônia e Nitrito - Estes compostos se originam das fezes dos peixes e das plantas mortas, altos níveis fazem os peixes perder a resistência à doenças, por este motivo a checagem destes periódica pode ajudar a baixar estes elementos;


  • PH, DH e KH - A medição destes elementos deve ser periódica e todo aquarista deve ter como item prioritário nas manutenções preventivas.

Estes são passos básicos que devemos ter em mente se nosso objetivo é ter um aquário belo e saudável, lembrando que a vida de nossos peixes depende de nós, do nosso cuidado e da nossa atenção. Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário