22 dezembro 2010

Ceratophyllum Demersum - Rabo de Urso.

Planta totalmente aquática é uma espécie difícil de distinguir das outras do gênero pela grande diversidade morfológica que existe entre a espécie.


A principal diferença da Ceratophyllum Demersum e da C. Submersum que é a espécie que mais se encontra nas loja, é a divisão das folhas.


Na C. Demersum a divisão se encontra entre os 2º e 4º segmentos lineares e na C. Submersum apresenta de 5 a 16 segmentos de forma filiforme.


É uma planta resistente com grande capacidade de adaptação que desenvolve longos talos que alcançarão à superfície. Devido ao crescimento destes talos será necessário realizar a poda periodicamente já que eles cobrirão a superfície de todo o aquário, impedindo a entrada da luz no ambiente.


A C. Demersum assim como outras plantas de rápido crescimento são ótimas para serem mantidas no aquário, alem de ser ótima oxigenadora ela também competirá com as algas pelos nutrientes evitando assim o aparecimento em demasia destes.


Devido o rápido desenvolvimento desta planta, ela é indicada para aquários com altura superior a 40cm, em aquários pequenos sua manutenção é viavél porem será necessário podas regularmente para não cobrir toda a superfície.


Esta planta prefere PH neutro a ligeiramente alcalino, temperatura entre 22º a 26ºC, iluminação forte e um substrato rico em nutrientes, alguns aquaristas conseguem mante-la em aquários com substrato pobre porem ela não fica tão bela como em um aquário com substrato mais rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário