20 agosto 2010

Puxa - Puxa - Inpaichthys Kerri

Conhecido no meio aquarístico como puxa-puxa ou tetra real, este peixinho é mais um belo exemplar brasileiro, que é encontrado em igarapés do alto rio Aripuanã, descoberto em 1976 este lindo peixinho gosta de viver em cardumes, em águas de PH ácido entre 6,0 a 6,8, DH na faixa de 1º a 3º e temperatura entre 24ºC a 29ºC.
Apresenta uma faixa longitudinal que se estende desde a mandíbula até a cauda com sua cor variando entre o azul e o violeta .

De temperamento pacífico, assim como os outros tetras este peixe come de tudo, mais dão preferência por alimentos vivos como as artêmias, larvas de mosquito etc.

Os machos da espécie são ligeiramente maiores que as fêmeas, atingindo uns 5 cm, são mais coloridos com o dorso-amarelado e sua faixa azul escuro.

As fêmeas são pardas amareladas com reflexos azulados, também apresenta a faixa azul escuro e a nadadeira adiposa entre o vermelho alaranjado e o vermelho rubi.

No período do acasalamento, o macho executa a dança nupcial ostentando o colorido já mencionado e abrindo bem suas nadadeiras, ele se enrosca na fêmea apertando-a para que a mesma libere entre 3 a10 óvulos.

Os ovos ficam aderidos as plantas e as larvas nascem após 18 horas, no inicio se alimentam do conteúdo do saco vitelino, depois de 5 a 7 dias já poderão ser alimentados com micro vermes, naúplios de artêmias, etc.

Crescem de forma rápida e já estão aptos a procriar com apenas 4 meses de vida.`

É um pouco difícil de ser encontrado mais vale a pena ter um pequeno cardume deste lindo peixe em seu aquário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário