12 junho 2010

Peixe Folha

O Peixe Folha (Monocirrhus Polyacanthus) realmente se parece com folhas marrons e escuras, este peixe imita com perfeição as cores do ambiente para poder se esconder e agarrar sua presa viva.

O peixe folha é predador e não se alimenta facilmente com rações, podendo até fingir que está morto. Originário da Bacia Amazônica, muito sensível a compostos nitrogenados e a qualidade da água.

Durante o dia o peixe folha gosta de ficar parado e não se alimenta muito, mas durante a noite antes de desligarmos a luz do aquário, devemos oferecer alimentos vivos, como artemias, larvas de mosquito e dafnias e até pequenos peixes, pois é neste momento que ele se alimenta.

Devemos no entanto ter certeza que o peixe esta se alimentando para não poluir a água caso os alimentos não forem consumidos. Devemos cria-los em aquários grandes, bem plantados com folhas largas e com um volume de água de 250 litros para 5 espécies no máximo.

Este peixe chega facilmente a medir 10cm em aquários com uma boa alimentação, o peixe folha é recomendável para aquaristas já mais experientes, pela dificuldade de cria-los em cativeiros.

A reprodução desta espécie em aquários não é conhecida.

4 comentários: