23 maio 2010

A Reprodução dos Peixes ornamentais.

Acho que o maior sonho de todo aquarista é a reprodução em cativeiro das espécies criadas por ele, desde o mais simples e prolifero peixe, até aquele que demanda uma maior atenção.

Quando eu iniciei no aquarismo, ficava deslumbrado com a reprodução de Platis, Molinésias, Guppys e outros peixes de fácil reprodução e por isto indicado para iniciantes. Acontece que nunca conseguia criar as ninhadas, sempre perdendo tudo em certo tempo. Hoje sabemos que os filhotes devem ter um tratamento diferenciado dos adultos, como alimentação, qualidade da agua etc.

Os filhotes quando nascem possuem a vesícula vitelinica (saco vitelino) que é o anexo embrionário onde é armazenado substancias nutritivas que garantirão ao peixe seus primeiros nutrientes, após a perda deste "saco" devemos iniciar a alimentação dos peixes com infusórios, naúplios de artêmias e outros alimentos próprios para filhotes por volta do 3º dia de nascimento.

Acontece que muitos iniciantes sem o conhecimento das espécies por ele criada, acabam cometendo os erros que eu cometia como alimentação inadequada e antes do tempo necessário, falta de cuidado com os parâmetros físicos da agua, temperatura, etc. no caso da alimentação, se você ministrar antes do tempo a mesma se acumulará no aquário o que irá causar a deterioração da água e consequentemente a morte de todos os filhotes.

Algumas espécies de peixes constroem ninhos, sejam eles nas pedras, plantas, ou como os Bettas e Colisas ninhos de bolhas, algumas espécies tem o habito de cuidar da ninhada até certo tempo, como os Discos, Bandeiras, Bettas, Ramirezi, etc. outros após a desova se não for retirado a tempo devora todos os ovos ou filhotes, é o caso dos Mato Grosso, Paulistinha e outros tetras.

O ideal é ter um aquário de reprodução, pois você poderá cuidar com mais facilidade, porém se seu peixe desovar no aquário comunitário, não remova os ovos em hipótese alguma, tente retirar ou separar os demais peixes e caso os pais forem de espécie que não cuida dos ovos, separe-os também.

Porque não remover os ovos para outro aquário? Porque a temperatura, PH, DH estarão diferentes e o choque ocasionado com a mudança irá afetar de forma negativa os ovos. No caso de peixes que cuidam dos ovos a melhor maneira de preservar-los é tirando ou separando os outros habitantes para evitar ataques das espécies mais ousadas e proporcionar aos futuros "papais" maior tranquilidade.

Procure saber com quanto tempo os filhotes de cada espécie pode ficar na companhia de seus pais, isto é no caso de peixes que cuidam dos filhotes, a alimentação de filhotes geralmente é feita com infusórios e naúplios de artêmias, porem no mercado existe ração própria para os alevinos(filhotes) que trazem em sua composição a garantia nutricional adequada para eles.

Busque informações com lojistas, em sites especializados e outros aquaristas sobre as espécies que você pretende reproduzir, para ter a garantia de sucesso durante todo o processo e também após ele, pois o maior sucesso do aquarista é ter o domínio durante toda a fase de procriação até a fase adulta, você verá como é legal acompanhar toda a fase de vida de seus peixinhos.

69 comentários:

  1. olá , tenho um aquário com aqueles peixes vermelhos pequenos, e separei a fêmea e coloquei em um vaso plástico... ela teve vários peixes, só sobreviveram 10...
    quanto tempo eu coloco junto aos outros peixes..?
    outra coisa.. qual o tempo dela criar ou tra barriga?
    por que eu acho que já está crescendo novamente..
    rsrs
    e tem mais dois tb... de raça diferente..
    o que faço?

    ResponderExcluir
  2. olá amigo! desculpe por responder sua pergunta apenas agora, bem se estes peixes forem espadas como eu imagino os filhotes você deve mante-los separados dos pais para não serem devorados por pelo menos uns 6 meses, os espadas e platis são peixes de fácil reprodução e em pouco tempo estarão aptos novamente para reproduzirem, mas o ideal é deixa-los durante uns 30 dias separados (macho e femea) para não prejudicar a saúde da fêmea.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá rudi, eu acho melhor não porque como você vai manter este recipiente aquecido? coloque-os em um pote de vidro é melhor e use uma aquecedor correspondente à litragem do pote,

    ResponderExcluir
  5. meus alevinos já nasceram conseguir salvar 6 quantas veses no dia eu posso dar comida a eles ?

    ResponderExcluir
  6. como devo trocar a água dos alevinos e em quantos e quantos dia ?

    ResponderExcluir
  7. a peixe hoje pela manhã quando chegue da escola ela morreu ou acho porque ela deu cria mas ala ficou junto com os outros 2 espadas e eles beliscaram ela

    ResponderExcluir
  8. oioioi a minha peixinha femea ,deu cria a dois dias atraz e nao sei quando q tenho q alimentar eles e a raã deles sao plati e os plati precisa de oxigenaçao??porfavor respondam

    ResponderExcluir
  9. E ai amigo, só alimente os filhotes após cinco dias,durante este periodo eles estarão absorvendo o conteudo do saco vitelino, passado este periodo se possivel ofereça naúplios de artêmia ou compre comida própria para filhotes, utilize um bom filtro no aquario para manter a agua sempre limpa.

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia, eu gostaria de saber o que eu estou fazendo de errado com meu aquário, pois eu o limpo e ele só dura uma semana limpo, passando disso ele começa a ficar com a água turva e verde, os vridros estão cheios de lodo pois eu não tenho limpa vidro, será que é por isso que a água fica suja e meus peixes ficam doentes e muitos morrem, uns ficam com partes do corpo avermelhadas e outros com partes do corpo marrom como se estivesse sujo com terra, não demora muito eles morrem, o que fazer para que isso não aconteça? Para que a água não fique suja e nem meus peixes morram. Tenho uma duas bombas, uma ''pequena'' e a outra maior que fica no lado do áquario soprando ar na horizontal e Tenho um filtro grande. Por favor me ajudem, sempre acontece isso e não sei o que fazer, nem como curalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz, se aquário está pegando sol ? se estiver, deixe pegar apenas 2h de sol por dia ou nenhuma hora... isso vai resolver... caso nao, coloque apenas comida 2x por dia, com espaço de 10h cada.... ou 3 x ao dia com espaço de 8h cada ... ou coloca 1x dia sim e dia nao ... nao use ração em flocos, use em grãos pequenos pois nao sujam tanto a água. e é isso... se vc tirar do sol, terá um resultado surpreendente ... o meu eu faço tpa a cada 2 dias, e a cada 2 meses troco a água - 40%. no mais, mantenho um filtro 4x superior ao meu aquário. filtro fisico, quimico e biológico. para melhorar compre camarões fantasmas, eles limpam tudo, é mt bom. blz? mais dicas me pergunte por email: leonardodgl@gmail.com ... o meu aquário tem água cristalina, é mt bonito.

      Excluir
    2. Fassa a manutenção do filtro limpand as partes internas.

      Excluir
  11. Allan, como você alimenta seus peixes? a turvação da água pode ser excesso de alimente, excesso de peixes, etc..
    Em relação a criação de algas verdes, pode ser iluminação em excesso, verifique estes pontos, a filtragem está de acordo para o tamanho de seu aquário?

    ResponderExcluir
  12. Separei uma femea de mato grosso para desova mas ela esta no fundo de lado com mt dificuldade para nadar é normal.?

    ResponderExcluir
  13. Olá Sophia, este comportamento não é normal provavelmente o peixe está doente com algum tipo de infecção na bexiga natatória, o que poderá ocasionar a morte do peixe.

    ResponderExcluir
  14. Marcos eu tenho dois cágados e eu alimento elas com paulistinha e sai caro pra mim ter q ficar comprando uma boa quantidade todo mês, eu.queria saber de todos os detalhes de como faser para procriar esses peixes, pra mim poder criar meus cágados do geito que eles devem ser criados

    ResponderExcluir
  15. Camila, existe uma espécie de peixe usada para alimentação de peixes grandes e eu creio que deve servir para cágados, (embora eu não entenda nada sobre cágados) é o "Lips" um peixinho pequeno que geralmente custa bem pouco, menos de 0,20 cents quando comprados em grande quantidades (preço em SP capital). Procure nas lojas este peixe, deve sair mais barato que os paulistinhas.

    ResponderExcluir
  16. Ola, Acabei de começar no ramo de peixe e gostaria de saber quando vai haver uma reprodução em meus peixes ?

    Espero que Responda ..

    ResponderExcluir
  17. Há, Deixa eu te falar os nomes (Colisas, Kinguios Telescópio.

    ResponderExcluir
  18. Olá Ronny, as Colisas são fáceis de reproduzir, coloque cerca de 4 casais em um aquário com bastante plantas e fique observando a formação dos casais, os machos criam ninhos de bolhas onde as fêmeas colocam os ovos, já os Kinguios são de difícil reprodução em aquários, mas não custa tentar.
    Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde amigos.
    Alguem saberia me informar sobre a reprodução e criação de ciclídeos Citrinellum?
    Grato desde já

    ResponderExcluir
  20. Boa noite amigos,
    Minha peixa desovou e os peixes a mataram de tanto bater nela, porque isso acontece...eu deveria tirara-la do aquário, so tenho kinguios.

    ResponderExcluir
  21. A resposta a sua pergunte é sim, você deveria ter separado após o ato reprodutivo para evitar ataque dos demais peixes, já que a fêmea estará fraca e exausta, ficando mais vulnerável neste período.

    ResponderExcluir
  22. Oii o minha peixinha desovou ela e pequena e veio vinte um peixes mas mesmo separando eles moreram quando ela vai reproduzir de novo o que devo fazer me responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, que tipo de peixe é o seu? se for lebiste, espada, molinésia ou plati eles ficam prontos para a desova em pouco tempo, mas o ideal é deixar os peixes um tempo longe dos machos para se recuperarem, depois poderão ficar juntos para novo acasalamento.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu tenho um peixe que está prenha mas não sei a especie de peixe que ele é mas ele é abóbora pequeno e tem duas listras com bolinaha brancas em volta do corpo

      Excluir
  23. Ola eu tenho duas paulistinhas femeas sendo uma rosa e nnão tenho o macho e as duas estão ovuladas como facopara tirar os alevinos ? Me ajude por favor meu nome e jennyfer

    ResponderExcluir
  24. Espada cruza com molinesia?
    Meu nome e Deyvisson

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Os meus peixes eu não sei a raça , é sei que ficam juntos aos paulistinhas , e são laranja , poco maior e bem mais redondo do que o paulistinha ... uma fêmea reproduziu e consegui salvar só 6 dos outros ...
    Para a separação eu mandei faze um vidro e coloquei dentro do aquário separando os grandes dos ilhotinhos ... Emfim eles estão lá bonitinhos , já em umas 2 semanas.... háa e fiz um mini aquário ,um pequenino mesmo , especialmente para as fêmeas quando tiverem grávidas não mais criarem no meio dos grandes ,to comentando atoa mesmo , e se tiverem ai uma dica melhor para eu aprimorar , ou se estou fazendo algo errado kk ...

    ResponderExcluir
  27. Olá Paulo.
    A quantidade de filhotes depende da espécie, tem espécie que pode desovar mais de 100 ovos, outros podem dar a luz a 20 filhotes, 15 etc, isto depende muito da espécie que você possuir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcos..
    Poderia me indicar a raça de facil reprodução de peixes que não precisa de bomba de oxigenio.. Estou começando no aquarismo agora, tenho um aquario de 100LT.
    Obrigado desde já..
    Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  29. Olá Matheus, você está com um aquário grande e pode montar um aquário Low tech, pesquise no blog tem uma matéria indicando como fazer. Os peixes de fácil manutenção e reprodução são os Guppies (Lebistes) Platis, Molinésias, Espadas entre outros, você precisará de uma bomba para a circulação da água e um bom filtro pois como seu aquário é grande você não precisará trocar a água com frequência.

    ResponderExcluir
  30. ola marcos pretendo reproduzir bandeiras tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Benjamin, eu não tenho muita experiência com bandeiras, você pode pesquisar mais na web porque existem várias dicas de criadores que poderão te ajudar.

      Abraços.

      Excluir
  31. Bom dia,tenho espada e guppies no meu aquário, dois casais de cada e mais duas fêmea, estou começando agora a criar agora, já teve uma fêmea que já reproduziu, não sabia e acabei não separando, quando me dei conta tinha um preso nas pedras e acabaram come do ele. queria saber como identificar uma fêmea que esteja no ponto de desovar, e quando vai acontecer.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia.
      A fêmea de espada não possui o "gonopódio" que é o orgão copulador do macho que fica na região anal do peixe, assim como os Platis, Lebistes e outros peixes.
      Este orgão é facilmente localizado, principalmente em platis, espadas e lebistes.

      Excluir
  32. Oii,Marcos comecei agora com aquarismo,e eu tenho um peixe espada pequeno laranja e outro laranjinha e eu n sei a raça e um desses laranjinhas esta com a barriga grande,sera que ela ta com filhotes

    Meu nome é victor

    Obg espero que responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, para diferenciar o macho e a fêmea do peixe espada basta olhar a cauda, o macho tem a cauda maior com uma ponta a fêmea tem a cauda arrendondada.
      Em relação ao outro peixe que você citou, provavelmente deve ser espada ou plati, sem uma imagem é difícil saber.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  33. Ahh e eu tbm queria saber o nome da raça

    ResponderExcluir
  34. Ola Marcos,eu tenho um peixe com pintinhas pretas e brancas,e quando bate o reflexo do sol ele tipo que aparece um pouco de arco íris, poderia me dizer qual é a especie??

    Meu nome é Rafael

    ResponderExcluir
  35. Olá Rafael, sem uma foto fica difícil de saber, mas pelo que você falou deve ser alguma espécie de Apistograma, busque na Web por este nome e compare com o seu peixe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia marcos. Tenho um aquario comunitario de 200 lt com filtro interno, de vez em quando fica com espuma na parte de cima do vidro, sera que é os peixes tentando reproduzir? e por ser filtro interno atrapalha?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Olá Reginaldo, acredito que não seja reprodução, isto pode ser excesso de sujeira na espuma, quando isto ocorrer novamente, olhe com cuidado para ter certeza.

    ResponderExcluir
  38. OLA,TENHO 6 FILHOTES DE MOLINESIA Que ESTAO COM 66 Dias E GOTARIA DE SABER SE POSSO COLOCA-LOS NO AQUARIO COM OS OUTROS PEIXINHOS QUE TENHO 1 Molinesia QUE E A MAE ,2 LEBISTE MACHOS E 2 PLATYS ACHO QUE Que SAO FEMEAS OU DEVO ESPERAR MAS ALGUM TEMPO?DDESDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  39. Olá Fernanda, isto vai depender do tamanho dos filhotes, caso já estejam grandinhos, você pode colocar, mas observe se não serão atacados, caso isto aconteça retire-os e espere um pouco mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Olá tenho peixe espada e minhas três fêmeas estão pra criar o tempo de separação é também de 6 meses ou posso colocar eles com os outros

    ResponderExcluir
  41. Também estou começando e coloquei meus peixes em uma espécie de criadouro que comprei específico para peixe espada tem alguma dica para criar ou algo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filhotes você pode mante-los no criador já os adultos poderão ficar no aquário tranquilamente, quando os filhotes atingirem cerca de uns 5cm ai você pode coloca-los juntos com os pais para evitar que seja devorados por eles.

      Excluir
  42. ola galera. bom dia! estou iniciando tambem,gostaria de saber se meu peixe esta a procriar.nao sei a raça sei que o casal tem tipo uma boina vermelha na cabeça. peço-lhes

    á quem possa me ajudar. desde ja obgdo. meu nome reginaldo matos.

    ResponderExcluir
  43. encontrei o nome KINGUIO RED CAP marcos se vc puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Olá Reginaldo O kinguio é um peixe que dificilmente se reproduz em aquário, eu mesmo não conheço muito a respeito, sugiro que você pesquise na web para obter melhores informações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. tenho tambem casal de oranda e telescopio vc sabe se esses reproduzem em aquario?

    ResponderExcluir
  46. Olá boa tarde eu chamo-me Armando e sou novo a criar peixes.Eu gostaria de saber como reproduzir os peixes paraíso .Por favor responda se poder

    ResponderExcluir
  47. Olá Armando, o peixe paraíso é um Anabatideo, pertence a mesma família do Betta, sua reprodução é bem semelhante, eu particularmente não tenho experiência com este peixe, mas sei que sua reprodução exige um certo preparo.
    Dê uma pesquisa na web para obter melhores informações, desculpe por não poder ajuda-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  48. Olá bom dia ! Amigo tenho um peixe ciclidio africano pequenininho na cor laranja eles procriaram , como comecei agora com aquarismo gostaria de saber se eu posso deixar eles juntos com os pais e solto dentro do aquário juntos aos outros ciclidio, pões os pais os protegem o tempo todo! Fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  49. Olá amigão! esta é uma particularidade dos ciclídeos, cuidar da prole, o ideal seria tirar os outros peixes e deixar apenas os pais com os filhotes, caso seja impossível, coloque alguns abrigos para evitar que os peixes ataquem os pais com os filhotes, e boa sorte.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Estou com alguns alevinos de paulistinha e tenho que fazer a troca de agua, mas nao sei como pois eles sao muito pequenos, gostaria de saber como fazer a troca sem machucar eles, ou causar algum dano (a pior parte é a retirada de detritos no fundo do aquario).

    ResponderExcluir
  51. Faça uma troca parcial, utilize uma mangueira fina com uma malha fina na entrada para evitar a sucção de algum filhote, porém eu te aconselho a não trocar a água neste momento, para não correr o risco de mudar de forma brusca as condições químicas e matar os filhotes.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  52. Oi até agora meu casal de guppy não acasalam a fêmea só fica correndo o que que faço pra ela querer

    ResponderExcluir
  53. Coloque mais um casal, pode ser que ela ainda não esteja madura sexualmente para a reprodução.

    ResponderExcluir
  54. Oi, minha molinesia deu cria no aquário comunitário, o fundo é de pedras e os alevinos estão escondidos entre elas, o que devo fazer ? Retirá-los e separa-los ?! Att Ewelyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, coloque algumas plantas flutuantes como as cabombas ou elodeas, deixe-as soltas na superfície do aquário, assim elas garantirão uma segurança aos alevinos quando eles forem comer, caso tenha um aquário reserva você pode retirar os pais, é mais garantido.

      Excluir
  55. Olá, tenho um aquário comunitário, tenho 5 espécies de peixes, quando comprei veio 5 cardumes de cada, ouvir dizer que seria raro a reprodução, mas minha intenção não era a reprodução, porém, essa semana descobri 2 novos peixinhos, fazendo a limpeza os encontrei no local de filtração, gostaria de saber como devo cuida-los, colocá-los em aquarios separados ou posso deixar onde estão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual é a espécie? geralmente os filhotes devem ser separados dos adulto para evitar a predação, a alimentação pode ser feita com infusórios, náuplios de artêmias e outros alimentos próprios para alevinos.

      Excluir
    2. Olá, aí que está, não identificamos a espécie, na verdade os encontramos no Sump, creiamos que com a limpeza, a bomba sugou os ovos, que até então nunca vimos, com certeza deveria ter mais ovos, mas acho que os peixes comeram, os dois peixinhos permanecem no Sump par evitar a predação, Não sei se é o certo, rsrs, estamos constantemente os observando, já tem 15 dias que os encontramos.

      Como podemos identificar os ovos?

      Excluir
    3. É complicado, porque cada espécie tem um tipo de ovo, talvez os filhotes possam ter sido sugados, etc, neste caso acho melhor você deixa-los no sump e ir observando o desenvolvimento dos peixinhos, como já tem 15 dias, já pode oferecer alimentos para eles, tente náuplios de artêmias e outros alimentos para filhotes, boa sorte.

      Excluir