08 maio 2010

Evitando o desequilíbrio com a decoração.

Quando compramos nosso aquário, a felicidade é tanta que muitas vezes esquecemos de alguns detalhes importantes. Ao iniciarmos a escolha da decoração nem sempre atentamos para a qualidade do objeto comprado, não observamos a qualidade do plástico, tipo de pintura, e outras coisas.

Muitas vezes nosso gosto acaba influenciando na escolha e não se o produto pode ser benéfico para quem realmente vai utilizá-lo, ou seja, nossos peixes.
Alguns elementos decorativos comuns podem trazer um grande desequilíbrio em nossos aquários, e este desequilíbrio pode acabar com toda a vida que existe nele.

As Madeiras e Troncos.

Por ser de origem natural, nosso primeiro trabalho será limpar as peças com todo o cuidado, desta forma eliminaremos qualquer organismo que possa causar danos ao ambiente. É importante saber que dependendo do tipo de madeira que introduzimos no aquário a mesma poderá apodrecer o que causará sérios danos.

A maneira mais segura de colocarmos troncos no aquário é adquirindo em lojas especializadas e sérias, que venderão troncos apropriados. Lembre-se que a madeira deverá ser tratada antes de ser colocada no aquário (veja matéria já postada).

Decorações de Plástico.

Embora seja muito utilizado por novatos, o plástico quase sempre é inadequado para ser usado como decoração em aquários, visto que, quando são emersos por certo tempo à tendência é perder sua cor e com isto estarão eliminando substâncias tóxicas na água.

Outro inconveniente é que os produtos de plásticos apodrecerão depois de certo tempo, não teria problema se fosse introduzido em pequenos vasos, porem quando desejamos criar um ecossistema saudável para nossos peixes, devemos evitar qualquer tipo de produto que possa causar danos a curto ou longo prazo.

As Plantas.

Você sabia que as plantas também podem causar desequilíbrios em nossos aquários? Uma simples planta pode trazer desde caracóis até bactérias e outros elementos que poderão causar doenças em peixes e demais plantas.

Os ovos de caracol, por exemplo, costumam ficar no lado de baixo das folhas e alguns exemplares adultos também podem pegar “carona” ocultos no meio da vegetação.

Por isto se torna necessária à limpeza das plantas antes de serem introduzidas no aquário, esta limpeza deve ser feita utilizando água morna, não podemos esquecer que existem no mercado plantas artificiais que podem trazer em sua composição, produtos tóxicos que serão danosos para nossos peixes, tudo que for relacionado ao hobby, eu indico que seja adquirido em lojas especializadas, pois os lojistas geralmente são treinados e vendem produtos específicos e confiáveis.

As Pedras e Rochas.

Outro item importante em que muitos aquaristas cometem erros, a escolha das pedras, evite a qualquer preço colocar aquelas pedrinhas coloridas, a tintura por mais bem feita que seja não será adequada e logo irá contaminar toda a água do seu aquário.

Muitas têm um visual muito bonito, mas eu te garanto, elas não são adequadas para o aquarismo, seja natural, nada de coisas impossíveis em seu aquário, pedras azuis, verdes, amarelas, rosas, só se for natural.

Em relação às rochas que irão compor a decoração, utilize rochas de origem basálticas, granitos etc. evitem o uso de rochas calcáreas, a não ser que seu aquário seja de ciclídeos africanos, caso contrário não use.

Nunca coloque conchas em aquários de água doce, elas não são encontradas em rios, e sim em mares!! Portanto são inadequadas para aquários de água doce porque são calcáreas.
Existe um molusco de água doce chamado Diplodon, sua concha pode ser usada em aquários de água doce sem problemas, porem segundo consta o mesmo está na lista de animais em extinção.

Conclusões.

Não existem segredos, apenas temos que ter senso na escolha dos produtos, antes de começar a montar seu aquário defina qual o papel da sua decoração, escolha com critério os produtos que farão parte da mesma. Veja que dependendo do tipo de peixes que você irá criar o tipo de decoração poderá ser ou não viável.

Para alguns peixes não deverá existir plantas no aquário, para outros deverá existir diversas tocas e refúgios, nunca esqueça de pensar nos seus peixes quando for comprar algo, pense como eles, como você se sentiria vestindo uma roupa do seu avô? Como deve se sentir um cascudo em um aquário sem tocas e algas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário