08 abril 2010

Tratamento de Troncos

Quando montamos um aquário plantado, logo o imaginamos com belas rochas e troncos, porém muitos se deparam com um problema, quando os troncos são inseridos no aquário logo começam a soltar uma tinta que deixa toda a água amarelada (cor de chá), dependendo do biótipo que você quer reproduzir, fica até legal, mais às vezes isto se torna um estorvo.

Isto acontece porque a madeira em contanto com a água tende a soltar uma substancia chamada acido humico ou taninas, para que este problema não venha afetar seu aquário, o tronco deve passar por tratamento que eliminará este problema.

Quando a água esta amarelada, a iluminação não chegará com toda a sua plenitude no fundo do aquário, e consequentemente haverá morte de plantas e outros organismos, em aquários que imitem alguns biótipos amazônicos, quase não vemos plantas por este motivo, os igarapés onde vivem os Discos são desta forma, cheios de troncos e quase nada de vegetação.

Os troncos que mais encontramos nas lojas para comprar, são de aroeira, uma arvore encontrada em várias regiões do Brasil, ela é usada por ser densa e não flutuar no aquário, evitando a desmontagem do layout.

Para tratar este tronco, pesquisei vários sites e reuni alguns tipos de tratamento mais usados pelos aquaristas.

Tratamento com Sal grosso – o tronco precisa ser submerso totalmente e devemos adicionar de 4 a 6 colheres de chá para cada litro de água, o tempo estimado para parar de tingir a água é de aproximadamente 25 dias.

Tratamento com Cloro ativado – cobrir o tronco totalmente e adicionar durante 7 dias 1ml de cloro ativado para cada 10 litros dágua. Após este período deixar o tronco descansar por sete dias e deixar o tronco de molho em água quente para eliminar o cloro, tempo estimado 18 dias.

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente – cobrir o tronco e adicionar 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixar em repouso por 1 dia, após ferver o tronco, lembrando que o mesmo deve estar totalmente submerso, por 30 minutos e deixar novamente em repouso.

Troque a água diariamente e repita a operação até a água parar de tingir, o tempo estipulado para o tronco ficar totalmente limpo é de 7 dias.
Eu usei este ultimo método e meu tronco ficou beleza, tingiu a água poucas vezes mais nada grave tudo resolvido com troca parcial.

Texto adaptado, você encontrará este artigo na íntegra no site: www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php
Autoria de André L. Cordeiro.

Um comentário: