21 dezembro 2009

Elodea Densa

Esta planta é encontrada em toda América do Sul, planta recomendada para iniciantes pois é pouco exigente e de fácil manutenção, prefere água fria, e um substrato de granulação média, produz uma linda flor branca, atinge até 50 cm de altura.
Esta planta promove intensa oxigenação no aquário, e por isso ela é grande consumidora de CO2, se você tiver grande quantidade dela no seu aquário, ela pode promover a descalcificação biogênica, e na falta de carbono livre, retira-lo dos carbonatos dissolvidos na água, o que pode elevar o pH.
Não é nada exigente quanto a iluminação, pode ser mantida solta no aquário sem estar presa no substrato, o que garantirá a segurança de alevinos e outros peixes pequenos, alguns aquaristas a utiliza em aquários de reprodução.

Ainda pode ser usada como suplemento alimentar a Kinguios, carpas e outros peixes que necessitem de dieta vegetariana, esta planta é facilmente encontrada em riachos, lagos e represas de todo o Brasil.

Se você está iniciando no aquarismo, esta planta é ideal, embora muitos aquaristas a repudiem por ser muito comum, ela tem sua beleza e quando bem adaptada produz folhas bem verdinhas com sua linda flor branca o que deixa o aquário muito bonito.

Experimente cultivar esta planta, para que você possa adquirir alguma experiência no cultivo de plantas aquáticas.

Um comentário:

  1. Sou aquarista a 50 anos e posso dizer com toda certeza que trata-se de uma planta maravilhosa de facil cultivo e de utilidade indiscutivel.

    ResponderExcluir