31 maio 2021

Crenicichla notophthalmus

É um peixe ainda pouco frequente nas lojas de aquarismo, mas que é super cativante para quem o vê pela primeira vez, o C. notophthalmus conhecido também como Jacundá é um ciclídeo anão originário da região Amazônica mais precisamente dos estados do Amazonas e Pará.


Atingindo até uns 8cm de comprimento e de temperamento agressivo ele possui o corpo alongado e pontiagudo dando uma aparência um tanto exótica com seus lábios proeminentes.

Segundo estudos existem mais de 100 espécies dentro do gênero Crenicichla, alguns habitam em águas correntes outros em águas mais tranquilas, no aquário o jacundá gostará de um ambiente com bastante tocas, troncos, folhas e bastante plantas.

Por ser agressivo não é indicado para ser colocado em aquários comunitários, mas sim com peixes mais “parrudos” para que não sejam importunados por ele.

É ovíparo e após a corte ele geralmente desova em pequenos buracos no substrato ou tocas, a fêmea cuida dos ovos e dos alevinos, os alevinos costumam nascer após quatro dias da postura dos ovos e após nascerem os pais cuidam dos filhotes por um tempo.

Os machos são maiores que as fêmeas e possuem a nadadeira dorsal levemente pontiaguda, são onívoros, mas procure oferecer sempre que possível alimentos vivos para que o peixe tenha uma boa saúde e cores mais exuberantes.


15 maio 2021

Peixes vs Plantas, como equilibrar?

Acredito que todos os aquaristas já ficaram babando ao verem os lindíssimos aquários plantados nas redes sociais, revistas, lojas etc.

Geralmente são aquários lindamente plantados e na grande maioria são habitados por peixes pequenos, com uma iluminação que busca atender as necessidades das plantas o que pode ser uma escolha ruim para os peixes.

Sabemos que muitos peixes habitam em locais sombreados com iluminação moderada e temperatura tropical, mas observando muitos aquários plantados temos visto que o bem estar dos peixes as vezes não é levado em conta.

Você já imaginou como seus neons devem se sentir debaixo de uma iluminação forte? Naturalmente são peixes que vivem em ambientes de águas ricas em taninos, ou seja, escuras, com muitas folhas caídas no solo e raízes, deixando o local com baixa iluminação.

Eu particularmente amo os belíssimos aquários plantados, os famosos dioramas aquáticos, mas acredito que devemos ter em conta o bem estar dos peixes, ou seja, buscar criar de forma mais parecida possível seu ambiente natural, se o objetivo é dar maior espaço as plantas, os peixes devem ser escolhidos com muito critério.

O estress que os peixes sofrem ao serem lançados em um ambiente aberto sem áreas onde ele poderá se esconder é muito grande, geralmente ficarão nadando de um lado ao outro buscando refugio, recusando-se a comer e assim abrindo a porta para infecções e morte, por isto é necessário criar um ambiente que possa oferecer segurança ao peixe, para que ele tenha seu comportamento natural.

É comum encontrar nas redes sociais lindos aquários de Discos selvagens montados sem pensar no bem estar do peixe, a grande maioria é fortemente iluminados, sem nenhuma área de segurança para o peixe e ainda com outros animais que não são compatíveis com ele.

Aí o peixe começa a definhar e o aquarista não sabe o motivo, mas a maior causa é o stress na qual o animal está sendo submetido, imagine você ficar em uma caixa de vidro nú sem nenhum refúgio?  

No aquarismo sabemos que a palavra chave é o Equilíbrio, achar uma forma de equilibrar peixes, plantas, decoração, e outros não é muito difícil, basta pesquisar sobre os hábitos dos habitantes do aquário para encontrar o equilíbrio ideal, assim você oferecerá ao seus peixes um ambiente mais próximo do natural onde o peixe irá se sentir confortável e exibirá seu comportamento e coloração natural.

Para quem cria peixes selvagens, Discos principalmente, o aquário deve ser o mais parecido possível com o natural, ambiente com bastante raiz, iluminação fraca, água acida entre outros.

Hoje em dia já não se usa mais decorações espalhafatosas que víamos muito nos anos 90! Baú do tesouro soltando bolhas, casinhas com moinho, barquinhos que sobem e descem etc.!! eu já tive tudo isto!!

Hoje buscamos valorizar o ambiente para simular com a maior fidelidade possível, sabemos que as plantas dão vida e beleza ao aquário, e muitas tem necessidades especificas, alta iluminação, substrato fértil, fertilização constante, entre outros.

Aí fica a pergunta, quem será o destaque do meu aquário? Plantas ou peixes? Ambos? Quais espécies vivem bem em um ambiente altamente iluminado?

Complicado não? Pesquise sempre, busque informações nas redes sociais, livros etc. leia revistas especializadas e busque sempre o EQUILÍBRIO.


*Imagens obtidas da internet