29 abril 2021

The winter is coming!

 Somos um país tropical de clima quente e com invernos não tão rigorosos como vemos no hemisfério norte, porem ainda assim devemos nos preocupar com a chegada do inverno em nossos aquários.

A queda da temperatura pode trazer grandes problemas em nossos aquários, por isto, é de extrema importância o uso de aquecedores em nossos tanques, alguns aquaristas possuem aquários em ambientes externos o que demanda um cuidado maior em relação a temperatura, a maioria que possuem seus aquários dentro de casa também devem ter em mente as necessidades de aquecimento.

Os peixes tropicais em seu ambiente natural possuem tocas, se enterram na areia e tem outras formas de se protegerem do frio, o aquário com sua limitação não oferece este tipo de ajuda e ao sofrer com o frio o peixe irá fatalmente desenvolver algumas enfermidades e até a morte.

Sabemos que muitos dos nossos peixes são originários da Amazônia, onde a temperatura média está entre 25º a 28ºC, agora imagine um aquário no sul do país durante o inverno, onde as temperaturas podem chegar em 8ºC ou até menos?


Hoje existe no mercado infinitas opções de aquecimento para aquários, desde aquecedores simples aos mais sofisticados, o que o aquarista deve levar em conta é qual deles será o ideal para seu tanque, obedecendo o tamanho do aquário para não superaquecer o mesmo ou ser insuficiente.

Uma ótima opção são os aquecedores de substrato, estes ficam abaixo do substrato do aquário e são colocados de forma que todo o fundo fique ocupado, garantindo um aquecimento por igual.

Este modelo de aquecedor não é muito comum aqui no Brasil, eu mesmo só vi a venda uma única vez em uma loja, os mais comuns são os famosos tubinhos de vidro com areia ou os termostatos eletrônicos.


Os termostatos são mais indicados por permitir um controle da temperatura de forma automática, basta você programar e deixar que o resto ele fará, ligando e desligando automaticamente, me recordo quando iniciei no aquarismo e não tinha condições de ter um termostato, era um sacrifício ficar observando a temperatura toda hora e ligando e desligando o aquecedor!

Fique atendo em relação a tampa do aquário, alguns não possuem e isto pode ser um pouco problemático durante o período de frio, já que haverá uma evaporação maior e a temperatura poderá sofrer variações mais frequentes.

05 abril 2021

Corydoras Kanei

 O mundo dos chamados peixes gatos tem espécies incríveis e muitas ainda desconhecidas, também existem aquaristas que são apaixonados por estes peixes e se dedicam a criar e reproduzir estas espécies que são realmente muito especiais.

Hoje quero apresentar mais uma linda Coridora que irá abrilhantar seu aquário, trata-se da Corydora Kanei.

Relativamente nova ela só foi descrita em 1998, vive na bacia fluvial do rio Branco em Roraima, atinge cerca de 4 cm e é uma espécie robusta e bem sociável devendo viver em cardumes.

As condições do aquário para manter este lindo peixe devem ser as seguintes, PH de 6.0 a 6.8, dureza de 4 a 8ºdgH, e temperatura tropical, solo arenoso é o mais indicado para qualquer coridora e áreas com sombras e troncos caídos, você pode também colocar algumas folhas de amendoeira no substrato.

Como toda coridora ela é onívora, procure oferecer alguns alimentos vivos e ração de ótima qualidade para peixes de fundo, sua reprodução é difícil de conseguir mais se você for paciente e persistente obterá sucesso.

Os pais não cuidam dos alevinos, por isso devem ser retirados do aquário assim que colocarem os ovos, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos e mais redondas.

Procure ter um cardume de dez ou mais peixes, assim você poderá usufruir da incrível beleza deste peixe.